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Discussão: Experiência Única para Personagem
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Darthix
Sarutobi Hakuro
Fesant
7 participantes
Página 1 de 1
Discussão: Experiência Única para Personagem
Trata-se de uma modificação de regra que gostaria de implantar a partir da nova Saga. Gostaria de unificar os pontos de experiência do personagem (não haveria mais as categorias: atributos, habilidades e jutsus), tal como ocorre em vários outros sistemas.
Apesar de eu considerar que a forma atual é um tanto mais original, é inevitável notar que ela também deixa nas mãos do mestre a escolha de como o personagem jogador irá evoluir (se preferencialmente em jutsus, ou habilidades, ou atributos), quando na verdade o ideal deveria ser o oposto (o jogador deveria ter o direito de escolher se vai evoluir mais na área dos jutsus ou das habilidades, por exemplo).
Por esse motivo, estou sugerindo a unificação dos pontos de experiências. Ocorrendo isso, os custos de evolução seriam modificados. Como primeira sugestão, temos:
Atributos: 3x nível atual
Habilidades: 1x nível atual
Jutsus: custo de compra
Exemplificando, se um personagem recebe, depois de uma sessão, 10 pontos de experiência, ele terá a opção de escolher entre aumentar seu atributo Vigor do nível 3 para o nível 4 (consome 9 pontos, sobrando 1 ponto de exp), ou aumentar sua habilidade Briga do nível 6 para o 7 (gastando 6 pontos, sobrando 4), ou ainda comprar algum jutsu de Rank B (custo de compra 6 ou 7, com sobra de 4 ou 3 pontos de exp).
Por favor, quero que opinem a respeito. Opinem sobre a validade ou não da regra e, em caso de concordância, sobre os custos de evolução.
Abraços a todos!
Apesar de eu considerar que a forma atual é um tanto mais original, é inevitável notar que ela também deixa nas mãos do mestre a escolha de como o personagem jogador irá evoluir (se preferencialmente em jutsus, ou habilidades, ou atributos), quando na verdade o ideal deveria ser o oposto (o jogador deveria ter o direito de escolher se vai evoluir mais na área dos jutsus ou das habilidades, por exemplo).
Por esse motivo, estou sugerindo a unificação dos pontos de experiências. Ocorrendo isso, os custos de evolução seriam modificados. Como primeira sugestão, temos:
Atributos: 3x nível atual
Habilidades: 1x nível atual
Jutsus: custo de compra
Exemplificando, se um personagem recebe, depois de uma sessão, 10 pontos de experiência, ele terá a opção de escolher entre aumentar seu atributo Vigor do nível 3 para o nível 4 (consome 9 pontos, sobrando 1 ponto de exp), ou aumentar sua habilidade Briga do nível 6 para o 7 (gastando 6 pontos, sobrando 4), ou ainda comprar algum jutsu de Rank B (custo de compra 6 ou 7, com sobra de 4 ou 3 pontos de exp).
Por favor, quero que opinem a respeito. Opinem sobre a validade ou não da regra e, em caso de concordância, sobre os custos de evolução.
Abraços a todos!
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
O funcionamento é, de fato, mais liberal e, por tanto, apoio de início - questiono apenas a razão do aumento de custo para Atributos e, também, a frequência com que essa experiência vai ser distribuida.
Dark Satanic
Dark Satanic
Sarutobi Hakuro- Lendário
- Mensagens : 475
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
A ideia é que a frequência de experiência seja maior (o personagem receberia exp. no final de toda sessão; no final de cada aventura e no final de cada temporada), contudo, seria em menor quantidade.
Aos narradores será fornecida uma quantidade de experiência base que ele deverá conceder durante no total durante toda uma aventura ou temporada. Para eles, e para os jogadores, também será dada uma tabela da relação nível shinobis e quantidade de experiência (servindo para saber, por exemplo, quantos pontos de experiência teria um chuunin).
Também será recomendado aos narradores que utilizem o máximo que a ficha de personagem pode oferecer, principalmente as habilidades básicas. Afinal, se os jogadores não notarem que precisarão delas, acabarão não gastando pontos de experiência para evoluí-las.
Todavia, mesmo que por ventura algum mestre não explore a ficha, eu faço questão de que isso ocorra em situações nas quais personagens de vilas diferentes se confrontem, a exemplo do Exame Chuunin.
Por enquanto, acho que é só.
Aos narradores será fornecida uma quantidade de experiência base que ele deverá conceder durante no total durante toda uma aventura ou temporada. Para eles, e para os jogadores, também será dada uma tabela da relação nível shinobis e quantidade de experiência (servindo para saber, por exemplo, quantos pontos de experiência teria um chuunin).
Também será recomendado aos narradores que utilizem o máximo que a ficha de personagem pode oferecer, principalmente as habilidades básicas. Afinal, se os jogadores não notarem que precisarão delas, acabarão não gastando pontos de experiência para evoluí-las.
Todavia, mesmo que por ventura algum mestre não explore a ficha, eu faço questão de que isso ocorra em situações nas quais personagens de vilas diferentes se confrontem, a exemplo do Exame Chuunin.
Por enquanto, acho que é só.
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Anteriormente eu concordava com a unificação dos pontos de experiência, e por esse mesmo motivo não havia postado aqui; o que não acontece mais. Mudei de idéia ao pensar a respeito e imaginar como seria caso fosse assim. Não consigo descrever por que não sou a favor de forma exata, então me limitarei me a por como contra a sugestão, e postar uma possível solução para que a divisão de mantenha.
Primeiramente quero deixar claro que a divisão da experiência dessa forma é totalmente original do sistema, e que isso deveria ser bastante valorizado. Se o problema é em qual área das três o jogador quer evoluir mais, então basta estabelecer um valor baixo, médio e alto como padrão, e a partir daí é escolhida qual área se enquadra em cada uma. Partindo para a prática, citarei um exemplo de como poderá ser posta em prática a idéia:
O Diego estabelece os seguintes valores para distribuir o exp:
Área: Baixo - Médio - Alto
Atributos: 06 - 08 - 10
Habilidades: 09 - 11 - 13
Jutsus: 05 - 06 - 07
A partir disso, Roxas decide com que intensidade gastará o exp, e acabou da seguinte maneira: Atributos - Médio / Habilidades - Baixo / Jutsus - Alto. Ciente da escolha de Roxas, Diego confere a ele a seguinte exp: Atributos - 8 / Habilidades - 9 / Jutsus - 7
Não se deixem levar pelos valores, escolhi de forma aleatória, sem contar que o Diego jamais me daria tanta exp. A idéia é os valores serem ocultos ao jogador e possuírem um padrão. Deve dar trabalho a cada sessão pensar em nove valores diferentes, então para isso a proposta é realmente o moderador geral decidir um padronizado, que deve ser fielmente seguido em toda e cada sessão. Em casos de um merecimento maior de experiência, basta acrescentar no final.
Espero que tenham gostado da sugestão, e caso não tenham permanecerei pensando em outras só pra encher o saco e não deixar a unificação continuar.
Primeiramente quero deixar claro que a divisão da experiência dessa forma é totalmente original do sistema, e que isso deveria ser bastante valorizado. Se o problema é em qual área das três o jogador quer evoluir mais, então basta estabelecer um valor baixo, médio e alto como padrão, e a partir daí é escolhida qual área se enquadra em cada uma. Partindo para a prática, citarei um exemplo de como poderá ser posta em prática a idéia:
O Diego estabelece os seguintes valores para distribuir o exp:
Área: Baixo - Médio - Alto
Atributos: 06 - 08 - 10
Habilidades: 09 - 11 - 13
Jutsus: 05 - 06 - 07
A partir disso, Roxas decide com que intensidade gastará o exp, e acabou da seguinte maneira: Atributos - Médio / Habilidades - Baixo / Jutsus - Alto. Ciente da escolha de Roxas, Diego confere a ele a seguinte exp: Atributos - 8 / Habilidades - 9 / Jutsus - 7
Não se deixem levar pelos valores, escolhi de forma aleatória, sem contar que o Diego jamais me daria tanta exp. A idéia é os valores serem ocultos ao jogador e possuírem um padrão. Deve dar trabalho a cada sessão pensar em nove valores diferentes, então para isso a proposta é realmente o moderador geral decidir um padronizado, que deve ser fielmente seguido em toda e cada sessão. Em casos de um merecimento maior de experiência, basta acrescentar no final.
Espero que tenham gostado da sugestão, e caso não tenham permanecerei pensando em outras só pra encher o saco e não deixar a unificação continuar.
Darthix- Lendário
- Mensagens : 377
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 28
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Yoh o/
Estou meio adoecido, mas acho que dá pra responder a postagem, pelo menos
No momento, também estou inclinado a não realizar a unificação, também por pensar que é algo de diferencial do sistema e que deve ser valorizado. Mas é fato que ainda me preocupa a questão da liberdade dos jogadores escolherem como efetivamente evoluir seus personagens.
Dito isto, achei bastante interessante sua proposta, embora confesso que vejo um tanto de complexidade em sua aplicação, justamente pelo fato que você mesmo apontou, caro Roxas, que é a criação do padrão. Independentemente do sistema de experiência que será adotado, terá que haver um padrão, mas a sugestão que você deu vai necessitar de uma análise ainda maior. Mas, ratifico, gostei bastante da ideia.
Aproveito o momento, ainda, para explicitar uma ideia que voltou à minha mente depois que conversei certo dia com o companheiro Dark. A ideia seria criar uma regra de "transferência de experiência entre as categorias". Exemplificativamente, seria como um jogador pegar 9 pontos de habilidades e transformá-los em 3 pontos de jutsus, por exemplo. Os custos de transferência ainda necessitariam de discussão. Então, aquele que for simpático à ideia e quiser dar alguma sugestão, sinta-se a vontade!
Resumindo, temos três propostas atualmente:
1) Unificação
2) Manter divisão, mas o jogador define a prioridade
3) Manter divisão, mas permitir transferência de experiência de uma categoria para outra.
Apesar de considerar a terceira mais facil, até que estou preferindo mais a ideia do Roxas.
Continuem opinando! Abraços!
Estou meio adoecido, mas acho que dá pra responder a postagem, pelo menos
No momento, também estou inclinado a não realizar a unificação, também por pensar que é algo de diferencial do sistema e que deve ser valorizado. Mas é fato que ainda me preocupa a questão da liberdade dos jogadores escolherem como efetivamente evoluir seus personagens.
Dito isto, achei bastante interessante sua proposta, embora confesso que vejo um tanto de complexidade em sua aplicação, justamente pelo fato que você mesmo apontou, caro Roxas, que é a criação do padrão. Independentemente do sistema de experiência que será adotado, terá que haver um padrão, mas a sugestão que você deu vai necessitar de uma análise ainda maior. Mas, ratifico, gostei bastante da ideia.
Aproveito o momento, ainda, para explicitar uma ideia que voltou à minha mente depois que conversei certo dia com o companheiro Dark. A ideia seria criar uma regra de "transferência de experiência entre as categorias". Exemplificativamente, seria como um jogador pegar 9 pontos de habilidades e transformá-los em 3 pontos de jutsus, por exemplo. Os custos de transferência ainda necessitariam de discussão. Então, aquele que for simpático à ideia e quiser dar alguma sugestão, sinta-se a vontade!
Resumindo, temos três propostas atualmente:
1) Unificação
2) Manter divisão, mas o jogador define a prioridade
3) Manter divisão, mas permitir transferência de experiência de uma categoria para outra.
Apesar de considerar a terceira mais facil, até que estou preferindo mais a ideia do Roxas.
Continuem opinando! Abraços!
P.S.: "sem contar que o Diego jamais me daria tanta exp" ... Que exagero!
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Eu sou contra complicar e criar regras especificas quando se pode simplificar. Já dexei claro isso por MSN para o Diego e bom, acredito que unificar a experiência (no estilo de WoD) aonde cada tipo de experiência (atributos, pericias, aptidões ou whatever seja o nome) tenha custos diferentes.
Isso permitira cada jogador moldar seu personagem como desejar, sem nenhuma complicação nem nada do gênero. Eu acredito que o personagem deve ficar no controle do jogador, para ele pode-lo construi-lo a sua visão. Então sou a favor da opção número 1.
Além disso, pra mim Rock Lee gastou todos os seus pontos apenas em atributos...
Enfim, vida longa a simplicidade U_U"
Isso permitira cada jogador moldar seu personagem como desejar, sem nenhuma complicação nem nada do gênero. Eu acredito que o personagem deve ficar no controle do jogador, para ele pode-lo construi-lo a sua visão. Então sou a favor da opção número 1.
Além disso, pra mim Rock Lee gastou todos os seus pontos apenas em atributos...
Enfim, vida longa a simplicidade U_U"
Blackheart- Veterano
- Mensagens : 211
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Rio de Janeiro
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Dou preferência à escolha três, óbviamente, mas devo ressaltar que elevar o custo de Atributos para 3x não é uma boa idéia. Já é difícil evoluir o personagem como o é atualmente, a final, e como muito (senão todo) aspecto da ficha é dependente dos Atributos, isso vai piorar ainda mais a situação ;'(
Vida longa à barateza!
De seu querido tiozinho infernal.
PS.: Larga de ser pão duro, Fësant!
Vida longa à barateza!
De seu querido tiozinho infernal.
PS.: Larga de ser pão duro, Fësant!
Sarutobi Hakuro- Lendário
- Mensagens : 475
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Faço minha resposta com base na observação feita pelos demais até então. Como nosso caro amigo Roxas bem disse valorizo a originalidade da distribuição de XP que o sistema tem impregado até então, no entanto também estou de acordo que uma mudança para dar mais liberdade aos jogadores na confecção de seus "Builds" seja igualmente necessaria. As três opções ainda precisam ser trabalhadas, mas dentre elas eu estou com a opção DOIS, ela ao mesmo tempo mantem ambas as propostas sem perda de controle.
A primeira opção creio que de liberdade demais para os jogadores o que vai causar uma disparidade muito grande entre um e outro dando uma falsa impressão de que estamos jogando em sistemas diferentes, e a terceira também pode acarretar o mesmo problema onde a transferência pode acabar gerando a mesma impressão da primeira, ambas no causo podem acabar acarretando a perda de controle dos mestres sobre os personagens.
Sou a favor de adotarmos a principio a SEGUNDA opção, mas saliento que ela assim como as outroas devam ser melhor trabalhadas antes de serem apresentadas para uma nova discussão.
A primeira opção creio que de liberdade demais para os jogadores o que vai causar uma disparidade muito grande entre um e outro dando uma falsa impressão de que estamos jogando em sistemas diferentes, e a terceira também pode acarretar o mesmo problema onde a transferência pode acabar gerando a mesma impressão da primeira, ambas no causo podem acabar acarretando a perda de controle dos mestres sobre os personagens.
Sou a favor de adotarmos a principio a SEGUNDA opção, mas saliento que ela assim como as outroas devam ser melhor trabalhadas antes de serem apresentadas para uma nova discussão.
Zeru- Veterano
- Mensagens : 176
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 37
Localização : Nova Iguaçu
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
MEU VOTO É 1!!! Para unificar um sistema, deixa-lo mais facil e facilitar para o Mestre e tbm o treinamento de cada um... INDIVIDUALMENTE...
Votem tbm em um desses Eventos para serem realizados:
1 - Olimpiadas Shinobi (Todos Membros)
2 - 1º Torneio de Artes Marciais (Todos os Membros)
3 - Expedição Shinobi (Separado em grupos, pode achar itens para o GRUPO, ou não...)
Meu voto fica em 2... Acho que o Torneiro seria bem legal, ja que somos a 1ª Geração, isso tbm é um gancho e até podemos colocar NPCs da Taisei lutando, apresentando a parte do Ocidente e assim ligando as Historias de alguma maneira... FICARIA LEGAL DO PESSOAL DA TOUA...
Votem tbm em um desses Eventos para serem realizados:
1 - Olimpiadas Shinobi (Todos Membros)
2 - 1º Torneio de Artes Marciais (Todos os Membros)
3 - Expedição Shinobi (Separado em grupos, pode achar itens para o GRUPO, ou não...)
Meu voto fica em 2... Acho que o Torneiro seria bem legal, ja que somos a 1ª Geração, isso tbm é um gancho e até podemos colocar NPCs da Taisei lutando, apresentando a parte do Ocidente e assim ligando as Historias de alguma maneira... FICARIA LEGAL DO PESSOAL DA TOUA...
Sanada Genji- Lendário
- Mensagens : 778
Data de inscrição : 02/08/2009
Localização : Konohagakure no Sato
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Galera, conversando com meu amigo Dark e fazendo alguns testes com a ajuda do mesmo, decidi usar a terceira opção (Manter divisão, mas permitir transferência de experiência de uma categoria para outra.), por ser aquela mais simples a ser adotada no momento.
A situação na Saga Taisei ficará dessa forma então:
a) o personagem recebe a experiência normalmente
b) se desejar, o jogador poderá remanejar os pontos de experiência ganhos de um grupo para o outro, obedecendo alguns custos de transferência
1 Ponto de Exp. de Atributos = 2 Pontos de Exp. de Habilidades
1 Ponto de Exp. de Atributos = 2 Pontos de Exp. de Jutsus
1 Ponto de Exp. de Habilidades = 1 Ponto de Exp. de Jutsus
c) o jogador poderá então, por exemplo, transformar 4 pontos de Atributos em 8 pontos de Habilidades, ou o inverso. Não há limite para a quantidade de pontos transferidos.
Essa regra mantém a divisão original do sistema e ainda permite uma maior flexibilidade ao jogador em como ele irá evoluir seu personagem.
Usaremos essas regras. Se por acaso ela se verificar inviável na prática (pois somente na prática real veremos se é boa ou não), será cancelada.
Estou, ainda, na espera de outras sugestões de regras ou de modificações nesta.
Abraços a todos!
A situação na Saga Taisei ficará dessa forma então:
a) o personagem recebe a experiência normalmente
b) se desejar, o jogador poderá remanejar os pontos de experiência ganhos de um grupo para o outro, obedecendo alguns custos de transferência
1 Ponto de Exp. de Atributos = 2 Pontos de Exp. de Habilidades
1 Ponto de Exp. de Atributos = 2 Pontos de Exp. de Jutsus
1 Ponto de Exp. de Habilidades = 1 Ponto de Exp. de Jutsus
c) o jogador poderá então, por exemplo, transformar 4 pontos de Atributos em 8 pontos de Habilidades, ou o inverso. Não há limite para a quantidade de pontos transferidos.
Essa regra mantém a divisão original do sistema e ainda permite uma maior flexibilidade ao jogador em como ele irá evoluir seu personagem.
Usaremos essas regras. Se por acaso ela se verificar inviável na prática (pois somente na prática real veremos se é boa ou não), será cancelada.
Estou, ainda, na espera de outras sugestões de regras ou de modificações nesta.
Abraços a todos!
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Estou inteiramente satisfeito com a decisão. Minha finalidade ao postar aqui e trazer de volta a atenção no tópico foi unica e simplesmente impedir a unificação de exp; uma vez que consegui meu objetivo, não há do que reclamar.
Sobre a escolha da terceira opção, apoio totalmente. Sempre gostei de como tem sido distribuída a exp aos jogadores no decorrer do jogo até então, e por esse mesmo motivo nunca vi motivos para se alterar isso. Uma transferência de exp de uma categoria para a outra me parece mais prático e deve agradar a maioria que era favor da permanência do sistema utilizado na divisão de experiência.
Em relação ao custo de transferência, não há o que questionar; visto que somente na prática podemos aprovar ou não o modo como foi proposta a distribuição do exp. Devo levar em conta ainda o fato de que durante a saga atual nunca recebi quantidades de experiência suficientes para que me tornasse tão familiarizado com a frequência com que é feita em cada uma das categorias. Não pretendo postar aqui novamente até o início efetivo da Saga Taisei, portanto.
É tudo, galera.
E Jayme, eu te disse que conseguiria impedir a unificação do exp.
Sobre a escolha da terceira opção, apoio totalmente. Sempre gostei de como tem sido distribuída a exp aos jogadores no decorrer do jogo até então, e por esse mesmo motivo nunca vi motivos para se alterar isso. Uma transferência de exp de uma categoria para a outra me parece mais prático e deve agradar a maioria que era favor da permanência do sistema utilizado na divisão de experiência.
Em relação ao custo de transferência, não há o que questionar; visto que somente na prática podemos aprovar ou não o modo como foi proposta a distribuição do exp. Devo levar em conta ainda o fato de que durante a saga atual nunca recebi quantidades de experiência suficientes para que me tornasse tão familiarizado com a frequência com que é feita em cada uma das categorias. Não pretendo postar aqui novamente até o início efetivo da Saga Taisei, portanto.
É tudo, galera.
E Jayme, eu te disse que conseguiria impedir a unificação do exp.
Darthix- Lendário
- Mensagens : 377
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 28
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
"Devo levar em conta ainda o fato de que durante a saga atual nunca recebi quantidades de experiência suficientes para que me tornasse tão familiarizado com a frequência com que é feita em cada uma das categorias."
Vocês realmente não perdem a oportunidade de me chamar de "pão duro".
ahsuhasu
Valeu, Roxas o/
Vocês realmente não perdem a oportunidade de me chamar de "pão duro".
ahsuhasu
Valeu, Roxas o/
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Ignoraram o don
Dúh Stark- Narrador
- Mensagens : 90
Data de inscrição : 17/01/2010
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Yoh!
No tópico, até que ignorei mesmo, mas eu cheguei a conversar com ele sobre as propostas. Aliás, eu mesmo já tinha em mente realizar uma espécie de Torneio com os personagens da Toua. Todavia, tem alguns, não poucos, problemas a serem resolvidos antes. Mas sou 100% a favor da ideia!
Abração!
No tópico, até que ignorei mesmo, mas eu cheguei a conversar com ele sobre as propostas. Aliás, eu mesmo já tinha em mente realizar uma espécie de Torneio com os personagens da Toua. Todavia, tem alguns, não poucos, problemas a serem resolvidos antes. Mas sou 100% a favor da ideia!
Abração!
Re: Discussão: Experiência Única para Personagem
Up.
A regra final sobre transferência de pontos de experiência entre as categorias está em uma postagem minha acima.
Link: http://naruto.sistemad8.com/t386-discussao-experiencia-unica-para-personagem#3427
A regra final sobre transferência de pontos de experiência entre as categorias está em uma postagem minha acima.
Link: http://naruto.sistemad8.com/t386-discussao-experiencia-unica-para-personagem#3427
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