Naruto: Shinobi no Sho - Sistema D8 de RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Duvida sobre Poderes
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyDom 07 Jul 2019, 18:54 por Fesant

» Duvida sobre contas no novo site.
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyQua 05 Set 2018, 13:14 por Fesant

» Novo Livro Básico e Nova Página!
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyDom 02 Set 2018, 02:07 por Fesant

» Duvidas, sugestões e correções
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyQui 30 Ago 2018, 13:47 por Henzard

» Tutor de SnS
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyQui 12 Jul 2018, 19:26 por Fesant

» Ficha no roll20
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyQua 11 Jul 2018, 21:15 por Fesant

» "Mudança" de Endereço e Destino do Fórum
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyQui 05 Jul 2018, 22:55 por Fesant

» O que aconteceu com o rrpg?
Discussão: Experiência Única para Personagem EmptyQua 20 Jun 2018, 22:01 por Fesant

Parceiros
------------------------
------------------------
Naruto D20 System
------------------------
RPG News
------------------------
RPG Brasil
------------------------
Licença
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Discussão: Experiência Única para Personagem

+3
Darthix
Sarutobi Hakuro
Fesant
7 participantes

Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Fesant Seg 04 Abr 2011, 23:53

Trata-se de uma modificação de regra que gostaria de implantar a partir da nova Saga. Gostaria de unificar os pontos de experiência do personagem (não haveria mais as categorias: atributos, habilidades e jutsus), tal como ocorre em vários outros sistemas.

Apesar de eu considerar que a forma atual é um tanto mais original, é inevitável notar que ela também deixa nas mãos do mestre a escolha de como o personagem jogador irá evoluir (se preferencialmente em jutsus, ou habilidades, ou atributos), quando na verdade o ideal deveria ser o oposto (o jogador deveria ter o direito de escolher se vai evoluir mais na área dos jutsus ou das habilidades, por exemplo).

Por esse motivo, estou sugerindo a unificação dos pontos de experiências. Ocorrendo isso, os custos de evolução seriam modificados. Como primeira sugestão, temos:

Atributos: 3x nível atual
Habilidades: 1x nível atual
Jutsus: custo de compra

Exemplificando, se um personagem recebe, depois de uma sessão, 10 pontos de experiência, ele terá a opção de escolher entre aumentar seu atributo Vigor do nível 3 para o nível 4 (consome 9 pontos, sobrando 1 ponto de exp), ou aumentar sua habilidade Briga do nível 6 para o 7 (gastando 6 pontos, sobrando 4), ou ainda comprar algum jutsu de Rank B (custo de compra 6 ou 7, com sobra de 4 ou 3 pontos de exp).

Por favor, quero que opinem a respeito. Opinem sobre a validade ou não da regra e, em caso de concordância, sobre os custos de evolução.

Abraços a todos!
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Sarutobi Hakuro Qua 06 Abr 2011, 17:44

Tabulação O funcionamento é, de fato, mais liberal e, por tanto, apoio de início - questiono apenas a razão do aumento de custo para Atributos e, também, a frequência com que essa experiência vai ser distribuida.


Dark Satanic
Sarutobi Hakuro
Sarutobi Hakuro
Lendário
Lendário

Mensagens : 475
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Fesant Qua 06 Abr 2011, 19:44

A ideia é que a frequência de experiência seja maior (o personagem receberia exp. no final de toda sessão; no final de cada aventura e no final de cada temporada), contudo, seria em menor quantidade.

Aos narradores será fornecida uma quantidade de experiência base que ele deverá conceder durante no total durante toda uma aventura ou temporada. Para eles, e para os jogadores, também será dada uma tabela da relação nível shinobis e quantidade de experiência (servindo para saber, por exemplo, quantos pontos de experiência teria um chuunin).

Também será recomendado aos narradores que utilizem o máximo que a ficha de personagem pode oferecer, principalmente as habilidades básicas. Afinal, se os jogadores não notarem que precisarão delas, acabarão não gastando pontos de experiência para evoluí-las.

Todavia, mesmo que por ventura algum mestre não explore a ficha, eu faço questão de que isso ocorra em situações nas quais personagens de vilas diferentes se confrontem, a exemplo do Exame Chuunin.

Por enquanto, acho que é só.
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Darthix Seg 25 Abr 2011, 14:14

Anteriormente eu concordava com a unificação dos pontos de experiência, e por esse mesmo motivo não havia postado aqui; o que não acontece mais. Mudei de idéia ao pensar a respeito e imaginar como seria caso fosse assim. Não consigo descrever por que não sou a favor de forma exata, então me limitarei me a por como contra a sugestão, e postar uma possível solução para que a divisão de mantenha.

Primeiramente quero deixar claro que a divisão da experiência dessa forma é totalmente original do sistema, e que isso deveria ser bastante valorizado. Se o problema é em qual área das três o jogador quer evoluir mais, então basta estabelecer um valor baixo, médio e alto como padrão, e a partir daí é escolhida qual área se enquadra em cada uma. Partindo para a prática, citarei um exemplo de como poderá ser posta em prática a idéia:

O Diego estabelece os seguintes valores para distribuir o exp:

Área: Baixo - Médio - Alto

Atributos: 06 - 08 - 10
Habilidades: 09 - 11 - 13
Jutsus: 05 - 06 - 07

A partir disso, Roxas decide com que intensidade gastará o exp, e acabou da seguinte maneira: Atributos - Médio / Habilidades - Baixo / Jutsus - Alto. Ciente da escolha de Roxas, Diego confere a ele a seguinte exp: Atributos - 8 / Habilidades - 9 / Jutsus - 7


Não se deixem levar pelos valores, escolhi de forma aleatória, sem contar que o Diego jamais me daria tanta exp. A idéia é os valores serem ocultos ao jogador e possuírem um padrão. Deve dar trabalho a cada sessão pensar em nove valores diferentes, então para isso a proposta é realmente o moderador geral decidir um padronizado, que deve ser fielmente seguido em toda e cada sessão. Em casos de um merecimento maior de experiência, basta acrescentar no final.

Espero que tenham gostado da sugestão, e caso não tenham permanecerei pensando em outras só pra encher o saco e não deixar a unificação continuar.
Darthix
Darthix
Lendário
Lendário

Mensagens : 377
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Fesant Seg 25 Abr 2011, 16:02

Yoh o/

Estou meio adoecido, mas acho que dá pra responder a postagem, pelo menos Smile

No momento, também estou inclinado a não realizar a unificação, também por pensar que é algo de diferencial do sistema e que deve ser valorizado. Mas é fato que ainda me preocupa a questão da liberdade dos jogadores escolherem como efetivamente evoluir seus personagens.

Dito isto, achei bastante interessante sua proposta, embora confesso que vejo um tanto de complexidade em sua aplicação, justamente pelo fato que você mesmo apontou, caro Roxas, que é a criação do padrão. Independentemente do sistema de experiência que será adotado, terá que haver um padrão, mas a sugestão que você deu vai necessitar de uma análise ainda maior. Mas, ratifico, gostei bastante da ideia.

Aproveito o momento, ainda, para explicitar uma ideia que voltou à minha mente depois que conversei certo dia com o companheiro Dark. A ideia seria criar uma regra de "transferência de experiência entre as categorias". Exemplificativamente, seria como um jogador pegar 9 pontos de habilidades e transformá-los em 3 pontos de jutsus, por exemplo. Os custos de transferência ainda necessitariam de discussão. Então, aquele que for simpático à ideia e quiser dar alguma sugestão, sinta-se a vontade!

Resumindo, temos três propostas atualmente:
1) Unificação
2) Manter divisão, mas o jogador define a prioridade
3) Manter divisão, mas permitir transferência de experiência de uma categoria para outra.

Apesar de considerar a terceira mais facil, até que estou preferindo mais a ideia do Roxas. Very Happy

Continuem opinando! Abraços!

P.S.: "sem contar que o Diego jamais me daria tanta exp" ... Que exagero!
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Blackheart Qua 27 Abr 2011, 11:33

Eu sou contra complicar e criar regras especificas quando se pode simplificar. Já dexei claro isso por MSN para o Diego e bom, acredito que unificar a experiência (no estilo de WoD) aonde cada tipo de experiência (atributos, pericias, aptidões ou whatever seja o nome) tenha custos diferentes.

Isso permitira cada jogador moldar seu personagem como desejar, sem nenhuma complicação nem nada do gênero. Eu acredito que o personagem deve ficar no controle do jogador, para ele pode-lo construi-lo a sua visão. Então sou a favor da opção número 1.

Além disso, pra mim Rock Lee gastou todos os seus pontos apenas em atributos...

Enfim, vida longa a simplicidade U_U"
Blackheart
Blackheart
Veterano
Veterano

Mensagens : 211
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Sarutobi Hakuro Qua 27 Abr 2011, 13:20

Tabulação Dou preferência à escolha três, óbviamente, mas devo ressaltar que elevar o custo de Atributos para 3x não é uma boa idéia. Já é difícil evoluir o personagem como o é atualmente, a final, e como muito (senão todo) aspecto da ficha é dependente dos Atributos, isso vai piorar ainda mais a situação ;'(


Vida longa à barateza!
De seu querido tiozinho infernal.


PS.: Larga de ser pão duro, Fësant! Mad
Sarutobi Hakuro
Sarutobi Hakuro
Lendário
Lendário

Mensagens : 475
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Zeru Qua 27 Abr 2011, 15:36

Faço minha resposta com base na observação feita pelos demais até então. Como nosso caro amigo Roxas bem disse valorizo a originalidade da distribuição de XP que o sistema tem impregado até então, no entanto também estou de acordo que uma mudança para dar mais liberdade aos jogadores na confecção de seus "Builds" seja igualmente necessaria. As três opções ainda precisam ser trabalhadas, mas dentre elas eu estou com a opção DOIS, ela ao mesmo tempo mantem ambas as propostas sem perda de controle.

A primeira opção creio que de liberdade demais para os jogadores o que vai causar uma disparidade muito grande entre um e outro dando uma falsa impressão de que estamos jogando em sistemas diferentes, e a terceira também pode acarretar o mesmo problema onde a transferência pode acabar gerando a mesma impressão da primeira, ambas no causo podem acabar acarretando a perda de controle dos mestres sobre os personagens.

Sou a favor de adotarmos a principio a SEGUNDA opção, mas saliento que ela assim como as outroas devam ser melhor trabalhadas antes de serem apresentadas para uma nova discussão.
Zeru
Zeru
Veterano
Veterano

Mensagens : 176
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 37
Localização : Nova Iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Sanada Genji Qua 27 Abr 2011, 21:25

MEU VOTO É 1!!! Para unificar um sistema, deixa-lo mais facil e facilitar para o Mestre e tbm o treinamento de cada um... INDIVIDUALMENTE...

Votem tbm em um desses Eventos para serem realizados:

1 - Olimpiadas Shinobi (Todos Membros)

2 - 1º Torneio de Artes Marciais (Todos os Membros)
3 - Expedição Shinobi (Separado em grupos, pode achar itens para o GRUPO, ou não...)

Meu voto fica em 2... Acho que o Torneiro seria bem legal, ja que somos a 1ª Geração, isso tbm é um gancho e até podemos colocar NPCs da Taisei lutando, apresentando a parte do Ocidente e assim ligando as Historias de alguma maneira... FICARIA LEGAL DO PESSOAL DA TOUA...
Sanada Genji
Sanada Genji
Lendário
Lendário

Mensagens : 778
Data de inscrição : 02/08/2009
Localização : Konohagakure no Sato

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Fesant Sex 06 maio 2011, 21:45

Galera, conversando com meu amigo Dark e fazendo alguns testes com a ajuda do mesmo, decidi usar a terceira opção (Manter divisão, mas permitir transferência de experiência de uma categoria para outra.), por ser aquela mais simples a ser adotada no momento.

A situação na Saga Taisei ficará dessa forma então:

a) o personagem recebe a experiência normalmente
b) se desejar, o jogador poderá remanejar os pontos de experiência ganhos de um grupo para o outro, obedecendo alguns custos de transferência

Tabulação Tabulação 1 Ponto de Exp. de Atributos = 2 Pontos de Exp. de Habilidades
Tabulação Tabulação 1 Ponto de Exp. de Atributos = 2 Pontos de Exp. de Jutsus
Tabulação Tabulação 1 Ponto de Exp. de Habilidades = 1 Ponto de Exp. de Jutsus

c) o jogador poderá então, por exemplo, transformar 4 pontos de Atributos em 8 pontos de Habilidades, ou o inverso. Não há limite para a quantidade de pontos transferidos.

Essa regra mantém a divisão original do sistema e ainda permite uma maior flexibilidade ao jogador em como ele irá evoluir seu personagem.

Usaremos essas regras. Se por acaso ela se verificar inviável na prática (pois somente na prática real veremos se é boa ou não), será cancelada.

Estou, ainda, na espera de outras sugestões de regras ou de modificações nesta.

Abraços a todos!
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Darthix Sáb 07 maio 2011, 09:43

Estou inteiramente satisfeito com a decisão. Minha finalidade ao postar aqui e trazer de volta a atenção no tópico foi unica e simplesmente impedir a unificação de exp; uma vez que consegui meu objetivo, não há do que reclamar.

Sobre a escolha da terceira opção, apoio totalmente. Sempre gostei de como tem sido distribuída a exp aos jogadores no decorrer do jogo até então, e por esse mesmo motivo nunca vi motivos para se alterar isso. Uma transferência de exp de uma categoria para a outra me parece mais prático e deve agradar a maioria que era favor da permanência do sistema utilizado na divisão de experiência.

Em relação ao custo de transferência, não há o que questionar; visto que somente na prática podemos aprovar ou não o modo como foi proposta a distribuição do exp. Devo levar em conta ainda o fato de que durante a saga atual nunca recebi quantidades de experiência suficientes para que me tornasse tão familiarizado com a frequência com que é feita em cada uma das categorias. Não pretendo postar aqui novamente até o início efetivo da Saga Taisei, portanto.

É tudo, galera.

E Jayme, eu te disse que conseguiria impedir a unificação do exp. Razz
Darthix
Darthix
Lendário
Lendário

Mensagens : 377
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Fesant Sáb 07 maio 2011, 10:17

"Devo levar em conta ainda o fato de que durante a saga atual nunca recebi quantidades de experiência suficientes para que me tornasse tão familiarizado com a frequência com que é feita em cada uma das categorias."

Vocês realmente não perdem a oportunidade de me chamar de "pão duro".

ahsuhasu

Valeu, Roxas o/
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Dúh Stark Seg 09 maio 2011, 11:41

Ignoraram o don rabbit


lol!
Dúh Stark
Dúh Stark
Narrador
Narrador

Mensagens : 90
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Fesant Seg 09 maio 2011, 12:07

Yoh!
No tópico, até que ignorei mesmo, mas eu cheguei a conversar com ele sobre as propostas. Aliás, eu mesmo já tinha em mente realizar uma espécie de Torneio com os personagens da Toua. Todavia, tem alguns, não poucos, problemas a serem resolvidos antes. Mas sou 100% a favor da ideia!

Abração!
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Fesant Dom 11 Nov 2012, 22:03

Up.

A regra final sobre transferência de pontos de experiência entre as categorias está em uma postagem minha acima.

Link: http://naruto.sistemad8.com/t386-discussao-experiencia-unica-para-personagem#3427
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão: Experiência Única para Personagem Empty Re: Discussão: Experiência Única para Personagem

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos