Naruto: Shinobi no Sho - Sistema D8 de RPG
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Mensagem  Fesant Qui 09 Jul 2015, 16:31



Saudações, estimados jogadores. Como o título anuncia, hoje vim falar sobre um assunto que interessa a muitos: os pontos de experiência.


Como funciona

Tendo em vista os novatos, comecemos pelo funcionamento da experiência no sistema. Em boa parte dos jogos de RPG, os jogadores vão acumulando pontos para subir de nível, e com o nível ganha pontos para distribuir na ficha. Contudo, já devem ter reparado que no D8 não existem nível numérico de personagem, assemelhando-se um pouco com Storyteller e 3D&T. Mas diferente desses sistemas, no D8 o jogador também não acumula pontos para comprar características com custos diferentes, como em Story, onde atributos, perícias e disciplinas possuem custos diferentes de experiência.

No nosso jogo, irei conceder pontos em um ou mais tipos de dados da ficha. Ou seja, a experiência é separada para cada coisa: atributos, perícias e poderes. Além da divisão, esses pontos são diretos, ou seja, não há custos para evoluir qualquer nível, assim como na criação de personagem. Se o jogador possui 1 ponto de experiência em Atributo, basta escolher um atributo de seu personagem e aumentar 1 nível.


Quando se ganha

Agora, quanto à distribuição. O momento no qual concederei a experiência é um tanto subjetivo, mas em geral, será depois que os jogadores completarem um mini-arco ou missão.


Quanto se ganha

Na época antiga do fórum, os jogadores possuíam o mesmo nível de interpretação, além da mesma dedicação, então eu sempre concedi a mesma quantidade de XP para todos.

Mas dessa vez, haja vista à heterogeneidade entre os jogadores, irei adotar outro critério. Primeiramente, todos receberão a mesma XP base sempre, que é a quantidade necessária para ter um personagem adequado ao nível da campanha sem riscos. Contudo, além da XP base, irei fornecer um bônus para os jogadores mais dedicados. Não será nada muito grande, mas, como diz o ditado, de grão em grão, a galinha enche o papo.

Genericamente, o critério que usarei para fornecer esse bônus é a dedicação ao fórum. Em pontos mais específicos, irei avaliar coisas como: frequência das postagens nos episódios; o respeito ao jogo e aos jogadores (zueira não é falta de respeito, aviso logo; zueira é só zueira kkkkk); o envolvimento com a trama e o esforço para desvendá-la; o esforço em desenvolver boas ações nas postagens, tanto em nível de ação mesmo, quanto no esforço na escrita; a preocupação em se manter disponível para o fórum, ou avisar quando não for possível.

Enfim, são todos meros exemplos. E espero sinceramente que possa conceder esses bônus ao maior número de jogadores possíveis. Porém, deixo três avisos finais:

Como meu critério é a dedicação, quando eu sentir que o jogo está atrasando por falta de dedicação de alguém, infelizmente, esse alguém vai ficar para trás sozinho.

Não quero saber de mimimi porque o jogador “A” ganhou bônus e você não. Os critérios já foram previamente estabelecidos.

Pra manter meu padrão pessoal, quando chegar o momento em que todos recebam bônus sempre, eu não vou mais conceder bônus nenhum.
(ASHUHASUHASUHASUHSAUHU).


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