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Nova Regra: Ataque Oportuno e Ataque Surpresa
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Nova Regra: Ataque Oportuno e Ataque Surpresa
Para ataque surpresa, o que ocorre é mais uma retificação. A regra que tem no manual está errada.
Quanto ao ataque oportuno, ele mudará bastante. Para início de conversa, o ataque oportuno que conhecemos terá duas mudanças:
1) Penalizará o oponente com -1 de precisão, mas permitirá realizar ações defensivas complexas
2) Não terá mais a nomeclatura "ataque oportuno"
O ataque oportuno "real" terá as regras descritas a seguir.
Abraços a todos!
Ataque Surpresa
Sempre que um dos grupos do combate, antes do início das lutas, não possuir nenhuma noção da existência do grupo atacante, estará configurado o ataque surpresa. Nessa situação, somente o grupo atacante realiza suas ações de batalha na primeira rodada, e todos os ataques físicos realizados serão considerados Sucessos Automáticos. Após todos do grupo atacante terem realizado suas ações, inicia-se uma nova rodada, agora com todas as regras normais e rolamentos de iniciativas. Realizar um ataque surpresa com um Genjutsu, com técnicas de preparação ocultas (como ocorre com alguns jutsus sonoros), ou com técnicas silenciosas (como o Kage Mane), não gera sucesso automático para os testes de contra-efeito (como testes de Vontade ou Vigor), pois mesmo que não queira o corpo do alvo sempre irá lutar contra esses efeitos.
Ataque Oportuno
Em um combate, entende-se que os personagens sempre estão atentos e prontos para defender qualquer ataque. Contudo, há situações que, por serem de maior risco ou por causarem distração, deixam o personagem de guarda baixa, criando a situação perfeita para um ataque do inimigo. São as situações de ataque oportuno.
Para que um personagem possa desferir um ataque oportuno, além de encontrar o seu alvo de guarda baixa, deverá estar perto o suficiente para atacar corporalmente. O ataque oportuno é uma ação de ataque extra do personagem, que é usada imediatamente, mesmo que não seja o seu turno de iniciativa. O personagem só pode realizar um único ataque oportuno por rodada, e não é obrigado a realizar um ataque oportuno se assim não quiser.
De guarda baixa
Além de outras possíveis situações que ocorram durante um combate, o personagem estará de baixa guarda quando:
Realizar um jutsu; sempre que a preparação do jutsu possa ser visualmente percebida pelo adversário, ele perceberá que o personagem está de guarda baixa. O mesmo vale quando o personagem utilizar jutsus de ação completa. Em geral, Taijutsus não provocam situação de ataque oportuno.
Falhar ao tentar agarrar, derrubar, empurrar ou desarmar o oponente; tais tipos de manobras são arriscadas, e caso o personagem falhe, gera ataque oportuno para o oponente.
Atacar outro alvo à distância; se o personagem está lutando corporalmente contra um oponente e tenta acertar outro inimigo com uma kunai, o oponente mais próximo ganha seu ataque oportuno.
Tratar medicinalmente um aliado; curar ou tratar os ferimentos de alguém é algo que requer atenção, e sempre deixa o personagem de guarda baixa.
Mover-se próximo do oponente sem lhe dar atenção; se ao se mover para outra direção qualquer o personagem ficar próximo do oponente o suficiente para ele lhe desferir um ataque corporal, ele estará em situação de ataque oportuno. Isso ocorre geralmente quando o personagem precisa passar próximo de um oponente para poder alcançar outro.
Realizar outras ações que desviem a atenção do combate; como desarmar uma armadilha ou beber algum medicamento.
Executar uma ação livre ou instantânea nunca provoca um ataque oportuno.
Recuando
Se o personagem recua do oponente sem precauções, ele também entrará em situação de ataque oportuno, pois estará dando as costas ao mesmo. Para evitar isto, deverá gastar sua ação de ataque para efetuar um recuo cauteloso. A ação de movimento necessária para o deslocamento também deverá ser gasta.
Recuar utilizando movimentos acrobáticos também evita uma situação de ataque oportuno. Para isso, o personagem deverá passar em um teste de Acrobacia, dificuldade igual à Prontidão do oponente. Ao recuar dessa forma, o personagem se move a uma distância igual a 2m + 0,5m por nível em Acrobacia. O bônus de deslocamento concedido por Rank de Velocidade não são contados nessa manobra. Se falhar no teste, o personagem entra em situação de ataque oportuno.
Todavia, por mais cauteloso que seja o recuo, ele só evitará o ataque oportuno de um único oponente. Caso esteja lutando contra dois ou mais inimigos, o personagem ainda poderá sofrer um ataque oportuno dos demais combatentes.
Se a intenção do personagem não for recuar, mas somente afastar-se do contato corporal com o adversário, ele poderá realizar um passo de ajuste, ou seja, um deslocamento curto e cauteloso, usando sua ação de movimento para ficar a exatos 3 metros de distância, evitando um possível ataque oportuno.
Executar técnica defensivamente
Um personagem pode executar uma técnica defensivamente, sem provocar uma situação de ataque oportuno. Para isso, contudo, receberá -1 de precisão no teste de execução da técnica.
Quanto ao ataque oportuno, ele mudará bastante. Para início de conversa, o ataque oportuno que conhecemos terá duas mudanças:
1) Penalizará o oponente com -1 de precisão, mas permitirá realizar ações defensivas complexas
2) Não terá mais a nomeclatura "ataque oportuno"
O ataque oportuno "real" terá as regras descritas a seguir.
Abraços a todos!
Ataque Surpresa
Sempre que um dos grupos do combate, antes do início das lutas, não possuir nenhuma noção da existência do grupo atacante, estará configurado o ataque surpresa. Nessa situação, somente o grupo atacante realiza suas ações de batalha na primeira rodada, e todos os ataques físicos realizados serão considerados Sucessos Automáticos. Após todos do grupo atacante terem realizado suas ações, inicia-se uma nova rodada, agora com todas as regras normais e rolamentos de iniciativas. Realizar um ataque surpresa com um Genjutsu, com técnicas de preparação ocultas (como ocorre com alguns jutsus sonoros), ou com técnicas silenciosas (como o Kage Mane), não gera sucesso automático para os testes de contra-efeito (como testes de Vontade ou Vigor), pois mesmo que não queira o corpo do alvo sempre irá lutar contra esses efeitos.
Ataque Oportuno
Em um combate, entende-se que os personagens sempre estão atentos e prontos para defender qualquer ataque. Contudo, há situações que, por serem de maior risco ou por causarem distração, deixam o personagem de guarda baixa, criando a situação perfeita para um ataque do inimigo. São as situações de ataque oportuno.
Para que um personagem possa desferir um ataque oportuno, além de encontrar o seu alvo de guarda baixa, deverá estar perto o suficiente para atacar corporalmente. O ataque oportuno é uma ação de ataque extra do personagem, que é usada imediatamente, mesmo que não seja o seu turno de iniciativa. O personagem só pode realizar um único ataque oportuno por rodada, e não é obrigado a realizar um ataque oportuno se assim não quiser.
De guarda baixa
Além de outras possíveis situações que ocorram durante um combate, o personagem estará de baixa guarda quando:
Realizar um jutsu; sempre que a preparação do jutsu possa ser visualmente percebida pelo adversário, ele perceberá que o personagem está de guarda baixa. O mesmo vale quando o personagem utilizar jutsus de ação completa. Em geral, Taijutsus não provocam situação de ataque oportuno.
Falhar ao tentar agarrar, derrubar, empurrar ou desarmar o oponente; tais tipos de manobras são arriscadas, e caso o personagem falhe, gera ataque oportuno para o oponente.
Atacar outro alvo à distância; se o personagem está lutando corporalmente contra um oponente e tenta acertar outro inimigo com uma kunai, o oponente mais próximo ganha seu ataque oportuno.
Tratar medicinalmente um aliado; curar ou tratar os ferimentos de alguém é algo que requer atenção, e sempre deixa o personagem de guarda baixa.
Mover-se próximo do oponente sem lhe dar atenção; se ao se mover para outra direção qualquer o personagem ficar próximo do oponente o suficiente para ele lhe desferir um ataque corporal, ele estará em situação de ataque oportuno. Isso ocorre geralmente quando o personagem precisa passar próximo de um oponente para poder alcançar outro.
Realizar outras ações que desviem a atenção do combate; como desarmar uma armadilha ou beber algum medicamento.
Executar uma ação livre ou instantânea nunca provoca um ataque oportuno.
Recuando
Se o personagem recua do oponente sem precauções, ele também entrará em situação de ataque oportuno, pois estará dando as costas ao mesmo. Para evitar isto, deverá gastar sua ação de ataque para efetuar um recuo cauteloso. A ação de movimento necessária para o deslocamento também deverá ser gasta.
Recuar utilizando movimentos acrobáticos também evita uma situação de ataque oportuno. Para isso, o personagem deverá passar em um teste de Acrobacia, dificuldade igual à Prontidão do oponente. Ao recuar dessa forma, o personagem se move a uma distância igual a 2m + 0,5m por nível em Acrobacia. O bônus de deslocamento concedido por Rank de Velocidade não são contados nessa manobra. Se falhar no teste, o personagem entra em situação de ataque oportuno.
Todavia, por mais cauteloso que seja o recuo, ele só evitará o ataque oportuno de um único oponente. Caso esteja lutando contra dois ou mais inimigos, o personagem ainda poderá sofrer um ataque oportuno dos demais combatentes.
Se a intenção do personagem não for recuar, mas somente afastar-se do contato corporal com o adversário, ele poderá realizar um passo de ajuste, ou seja, um deslocamento curto e cauteloso, usando sua ação de movimento para ficar a exatos 3 metros de distância, evitando um possível ataque oportuno.
Executar técnica defensivamente
Um personagem pode executar uma técnica defensivamente, sem provocar uma situação de ataque oportuno. Para isso, contudo, receberá -1 de precisão no teste de execução da técnica.
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