Naruto: Shinobi no Sho - Sistema D8 de RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Duvida sobre Poderes
Duvidas, sugestões e correções EmptyDom 07 Jul 2019, 18:54 por Fesant

» Duvida sobre contas no novo site.
Duvidas, sugestões e correções EmptyQua 05 Set 2018, 13:14 por Fesant

» Novo Livro Básico e Nova Página!
Duvidas, sugestões e correções EmptyDom 02 Set 2018, 02:07 por Fesant

» Duvidas, sugestões e correções
Duvidas, sugestões e correções EmptyQui 30 Ago 2018, 13:47 por Henzard

» Tutor de SnS
Duvidas, sugestões e correções EmptyQui 12 Jul 2018, 19:26 por Fesant

» Ficha no roll20
Duvidas, sugestões e correções EmptyQua 11 Jul 2018, 21:15 por Fesant

» "Mudança" de Endereço e Destino do Fórum
Duvidas, sugestões e correções EmptyQui 05 Jul 2018, 22:55 por Fesant

» O que aconteceu com o rrpg?
Duvidas, sugestões e correções EmptyQua 20 Jun 2018, 22:01 por Fesant

Parceiros
------------------------
------------------------
Naruto D20 System
------------------------
RPG News
------------------------
RPG Brasil
------------------------
Licença
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Duvidas, sugestões e correções

+3
Fesant
Kagekiyo
Kobayashi Miyu
7 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sex 30 Mar 2018, 05:40

Ola. Estou lendo assiduamente o livro. E tenho algumas duvidas, questionamentos, e umas sugestões.

Primeiramente, antes de mais nada, eu quero dizer que o livro como um todo, agora atualizado esta muito bom. E quero deixar claro que acho louvável seu esforço pelo projeto. Sei que deu um esforço do caramba pra fazer tudo isso e por isso, congratulações para você.

Aviso: TOME TEMPO PARA LER ISTO E RESPONDER COM CALMA. É COISA PRA CACETE.

Vamos la as observações.

1- pag 114, aptidão domínio da terra. Esta escrito que o pré requisito é ter Suiton 5. Acredito que seja doton.


2- Ainda na pagna 114, quando cita o exemplo do efeito de Dominio de agua, é usado o exemplo do zabuza. Porem, no exemplo, é descrito que ele ganha dano +2, mas a descrição da aptdão é de que o usuário ganha dano +1. Então não sei se foi erro de escrita, ou eu que não entendi o motivo do exemplo ter um de dano extra.


3- Notei que a ficha do Sasuke não foi atualizada conforme a tabela de progressão da pagina 32. Usando como modelo, o  sistema padrão de criação de personagem. Então fiquei confuso a respeito de qual usar. Não é melhor usar apenas a tabela da pagina 32 para efeitos de criação de personagem? Me parece bem mais organizada e equilibrada, permitindo criar personagens por exemplo no nível 5 de campanha logo de cara. Outro detalhe. Na ficha do Sasuke diz que ele tem “nome: Uchiha Sasuke. Sobrenome: Uchiha Sasuke”

4- Seguindo a mesma ideia, usando a tabela da pagina 32, eu notei que a coluna “atributo(soma)” vai certinho com aquele bônus de atributo inicial +2 e +4 ao chegar em determinado nível. Deixando até desnecessário esse bônus de atributo uma vez que o player vai ganhar isso de qualquer forma. Essa tabela é realmente bem mais funcional e pratica.

Porem isso causa um “problema” indiretamente. Que acaba sendo um pouco menos pratico calcular os atributos sócias que tem um cálculo especifico. Pois agora, ele precisaria buscar em outra tabela o bônus inicial de atributo apenas para calcular. Aquela tabela da pagina 20 é contraditória com a da 32, que acaba sendo muito, mas muito melhor (eu pessoalmente ignoro a tabela da pagina 20. E apenas a uso para poder calcular os atributos sociais dos personages). Essa questão toda dos atributos sociais me leva ao próximo ponto


5- O atributos sociais me causam uma certa estranheza. Com todo respeito. Acho ela meio estranha no sistema, que acaba criando um sistema especial e meio que separado apenas para as rolagens sócias. Isso me faz sentir que ela é pouco pratica. Vou listar os motivos. Mas, com base neles, eu dou a sugestão, por que não apenas criar o atributo Carisma?
Lista de motivos que me fazem pensar que um único atributo como todos os outros seria melhor:
1- Fazer um único atributo de carisma iria simplificar muito as coisas. Existem algumas periciais sociais que envolvem manipulação e carisma, mas que acabam não sendo listadas na lista de pericias pois seguem uma coisa meio diferente.
2- Alguns jogadores gostam de ter personagens com um foco maior social. O sistema atual não permite gastar ponto nos atributos sociais, oq acaba limitando esses jogadores apenas a recebem mais atributos sociais quando sobem em nível da campanha, basicamente. Colocando como um atributo normal, você permite facilmente que um jogador possa ter um dote sociais a mais, ou, a menos. No naruto clássico por exemplo, A sakura demonstra muito mais ponderação social do que naruto. E se o time 7 estivesse em uma situação de negociação mais delicada com sei la, um senhor feudal, ou alguem importante, certamente que não seria bom deixar o naruto fazer a parte social (pois na ficha ele teria bem menos dotes sociais que a sakura, que não é uma ótima combatente como ele, mas se estabeleceria melhor com sua inteligência, e carisma)
3- Facilita o pensamento do jogador, e agiliza a criação da ficha: veja que calcular os atribustos sociais no game é uma etapa separa da distribuição normal dos atributos. E segue uma regra diferenciada. Colocando o atributo junto com os outros, é mais facil fazer o jogador se acostumar com o sistema. Tanto player novos, quanto os que vieram de outros sistema. Pulando uma parte que pode acabar sendo confusa. Quanto mais coisa você der para ser calculada na ficha de formas diferentes, mais coisas deverão ficar na mente do player, que pode se perder facilmente. Mts podem não se incomodar, mas outros, podem achar o sistema meio poluído.
4- Praticidade nas rolagens: Pegando gancho no que disse anteriormente, o jogador apenas ira procurar seu atributo social em sua ficha, e calcular como todas as outras pericias que já estão escritas. Simples, pratico e facil. Sem extress. Sem necessitar ir ao livro, procurar qual atributo rege qual ação, e fazer uma conta (mesmo que rápida. Lembre que de conta simples em conta simples, o sistema vai ficando grande e arrisca ficar até meio massivo, como é o caso do D&D comparado a outros sistemas mais fluidos como este por exemplo. Sejamos sinceros, ninguém gosta de ter que ficar fazendo continha pra isso e lembrando de varias pequenas regras para qualquer coisa. Simplicidade e praticidade deixam o sistema mentalmente mais agradavel e confortável para o jogador pensar.)
5- Não estará sendo feito nada de novo. Na verdade, é mais facil pensar que existem 8 atributos no jogo, com X pericias, do que 7 atributos principais, com 2 socias, com regras sepadas de criação e pericias que nem na ficha estão, sendo necessário puxar as informações do livro. Na verdade, ter dois atributos sociais talvez até seja desnecessário. Naruto não é um jogo com foco em social. Diferente dos jogos da White Wolf, como Vampiro a Mascara, Lobisomem o apocalipse e Mago a ascenção. Que foi de onde você provavelmente teve a ideia de separar em dois atributos sócias. (pelo menos é o meu palpite xD). Lá, ter 3 atributos sociais se faz importante ao sistema, uma vez que o lado social tem uma importância muito grande. Agora, em um cenário marcado mais principalmente por combates (como o d20) e neste sistema de regras em especifico (que é bastante inspirado no padrão d20) apenas um atributo social acredito que seria o suficiente. É facil perceber isso em jogos e campanhas dos d20 da vida. Apenas o atributo Carisma, da conta de bancar o social dos jogadores, que podem inclusive querer distribuir mais ponto em carisma, e ter jogadas intessantes mais proveitosas que seus aliados (tipo, não dano quase nenhum, mas é um nobre com mt carisma que consegue convencer os npcs da trama a ajudarem o grupo).

Enfim. O ponto que quero chegar é: Ter apenas o atributo carisma, seria mais pratico e funcional, pois seguiria o padrão dos outros atributos, facilitaria o pensamento do jogador (que se pode até estar familiarizado com o padrão d20), uma vez que não seria necessário ter um pensamento diferente em termos de regras. Aumenta a possibilidade de criação de personagem, que pode gastar pontos no atributo Carisma, não ficando preso a uma formula que obriga ele a ter um valor semi-fixo (pois só vera seu atributo sendo upado qnd for passar de nível de campanha, igual a todos os seus outros colegas de mesa). Mas talvez ele queira interpretar um personagem mais carismático e diplomático (isso por exemplo na minha mesa certamente ira acontecer quando minha namorada for fazer a ficha. Ela não curte tanto porrada, e gosta de um lado mais social e investigativo). Então ficaria tudo mais simples e rápido para se pensar. Bastaria apenas então, aumentar um pouco a pontuação base para distribuir os atributos e a soma total deles ( tipo, mais atributos, mais pontos pra distribuir para ficar meio que na mesma media. Se não aumentar a pontuação, ela seria diluída mais nos atributos e isso faria que a media de pontos seria levemente menor) e talvez aumentar um pouco (ou não) a quantidades de pontos recebidas todo nível. Talvez não seja necessário. Mas isso é caso para pegar uma calculadora e estudar o caso. Mas não é dificil de fazer. O mesmo caso serve para as pericias. O player então só vai la e já faz tudo de uma vez. E menos uma coisa para poluir mentalmente o sistema, que ficaria ao meu ver, mais simples e fluido. Mais facil de ser pensado.

6-Na pagina 123, coluna da direita, ao explicar sobre os nipou, é dito que quando o jogador adquire um segundo ninpou, o primeiro nivel é gratis. então é dado um exemplo. Mas naquele exemplo, o jogador não deveria ganhar o poder "canhão" com aquele Ninpou 3. Se é gratis o primeiro nivel é gratis, então ele recebe canhão junto. não é? O mesmo se aplica normalmente aos ninpou elemental. certo?

7- Continuando para o próximo tópico. Lendo as aptidões, percebi que existem alguns que aumentam o valor das habilidades de combate. Como a aptidão “intuição” ou “reflexos”. Eu iria recomendar uniformizar um pouco melhor elas. Uma aptidão específica para cada uma das 4 habilidades de combate. E quando for aumentar, o valor a ser aumentado seja o valor base. E agora você me pergunta “pq diabos o valor base” e eu te respondo. Pela mesma lógica da questão de carisma. Fica mais fácil abstrair e visualizar, simplificando a vida. O valor base é pequeno e simples de visualizar ou calcular. Na pratica, no fim, vai da na mesma,  o cara ganha +1 naquela característica, mas assim fica mais lúdico do que botar esse ponto extra na soma. Tipo, entre na mente do jogador. Oq é mais fácil pensar “valor base + atributo + 1 = total” ou “valor base + atributo = total”. Parece bobo, mas como eu disse, simplifica, e deixa mais visual de onde o cara ta ganhando seu bônus. Em vez de ficar um ponto jogado e perdido, você ta dando um “local” pra ele.  Eu sei que tem o campo “outro”, mas parece q este campo existe apenas para esses talentos (até onde eu percebi)

8- O talento “estilo de luta”. Seu pré requisito diz que é necessário ter “combate 17 (corporal ou distancia)” mas para chegar o nível 2 precisa ter “combate corporal 20”. Não seria combate corporal ou a distancia 20? Ainda no mesmo talento, precisa ter um pre´requisto tão alto? Não uma aptidão apelona que vai mudar o rumo do game. Então sera que não seria mais legal abaixar o requisito para permitir personagens de nível baixo pegar? Pensa que legal, um genin espadachin. Esse talento viabiliza bastante o player a ter algo mais próximo a isso. Why not?

9- Fiquei confuso com uma questão sobre o clone. Até onde eu entendi, o player primeiramente, compra o talento “clone”. Depois, então poderá comprar Mizu bushon ou Iwa bushin certo? Ok. E logo a frente, o jogador deve comprar a aptidão “Clone verdadeiro” para então poder comprar Kage bushin. Mas com toda honestidade, a aptdão Clone Verdadeiro não é um tanto quanto inútil? Pois note que o grande beneficio dele é o fato de que ele pode usar poderes, jutsus e aptidões. Mas, a aptdão “clone” diz claramente que os Clones não tem chakra. Então do que adiantaria comprar um talento que permite o clone usar jutsu, se ele não não pode ter chakra kkk

Ou Quando o jogador compra a aptidão Clone Verdadeiro, ele automaticamente compra kage bushin?  Isso fica um pouco confuso ainda mais pelo fato de que o pré requisito para Kage bushin, é ter “Clone verdadeiro”. Mas o pre requisito do Clone verdadeiro é “espirito 10, clone (kage bushin, ou moku bushin)”. Então ta....to perdido. Como q faz quando duas aptdões tem como pré requisito elas mesmas? Tipo, para ter o A, vc precisa ter o B, e para ter o B, você precisa do A. E agora? (emoji pensativo do whats)

10- Vitalidade: Quando um personagem cai a 0 pv, ele começa a fazer um teste de vigor para estabilizar o sangramento e não morrer. Se ele falha, ele perde -3hp. Ao chegar em -9, ele morre. Isto significa que em 3 turnos, a pessoa ira morrer, independente do preparo físico dela. Eu iria dar uma sugestão, mas acredito que isso é questão de pontos de vista. Naruto é um mundo de heróis, um gênero fantasioso, épico, com suas pitadas de drama e requentado com ótimas histórias de personagens. Raramente você um protagonista morrer com facilidade. Por isso talvez poderia se aumentar este valor de vida negativa da pessoa, para deixar este teste um pouco menos mortal. Tenho algumas sugestões e abaixo segue uma pequena lista. Eu já vi em sistemas d20, formas diferentes para se tratar a morte quando se chega a 0HP e os pontos negativos. E isso talvez va de mestre para mestre. O que você poderia fazer, é deixar regras opcionais, e deixar que o narrador escolha aquilo que melhor convém a sua mesa. Segue a lista de como alguns sistemas d20 fazem com relação a morte. Dai como transferir isso ao seu sistema é so questão de fazer conta.
• Ao chegar em 0pv, o jogador rola um d20 + modificador de constituição. (no seu caso seria 2d8 + vigor. Talvez?) Um resultado abaixo de 10, indica uma falha e leva o personagem a um passo a mais para a morte. Resultado 1 sempre é considerado falha. Caso falhe 3 vezes antes de poder descansar, o personagem morre. Caso tire 10 a 19 – nada acontece. Se tirar 20 ou mais, ele estabiliza. Esse estilo é mais uma questão de tempo indeterminado. E um pouco de sorte. Mas no geral, uma questão de tempo até ser medicado corretamente ou sei la.
• Esse é o meu preferido eu acho. O personagem pode chegar a um número de pontos negativo de vida igual a metade do hp do cara. Cada turno precisa de um teste de constituição dif 15. Se acertar, estabiliza. Se falhar, perde 1d4 HP. Essa regra veio de tormenta rpg, que trabalha com menos pontos de vida. E fica uma pontuação bacana. Um personagem com 30 de hp, esta vivo com -14, mas morre com -15 de hp. O que lhe da uns turnos de vida. Talvez você possa fazer ser um valor negativo de hp =  ¼ do hp máximo do personagem. Ou talvez um valor negativo de 9 + pontos em vigor. Mas a ideia que varia com o hp parece ser mais interessante ao meu ver. Outra possibilidade é fazer com ½ (arredondado pra cima) do hp. Mas em vez de perder -3 de hp por turno, ele perde -5. O sasuke com 79 de hp, morreria aos -40. Ou seja, 8 turnos até morrer.
• Em suma, a ideia aqui é deixar aberto ao narrador possibilidades diferentes para lidar com a morte. Se for um mestre mais realista e carrasco, em pelo menos 3 turnos, o personagem morre, como é no original. Se quiser ser mais light, pode usar uma das outras regras.

11- Exemplo de combate: Ao meu ver, os dois maiores trunfos do sistema são sem duvida, o sistema de poderes que permite ao jogador criar seus jutsus e o sistema de combate, que leva em consideração opções defensivas interessantes como ler movimentos do oponente. Porém, a forma como ela funciona pode ser um pouco...diferente do acostumado. Então iria recomendar e pedir para que fosse colocado no livro, um exemplo de combate simulado entre dois personagens. Um combate onde poderia ser possível visualizar todas (ou a maioria) das questões das regras de combate. Tudo bem explicado para garantir maior entendimento do conteúdo.

12- Pericias extras: Muitos narradores naturalmente acabam puxando as suas histórias pra um lado ou pra outro de acordo com a mesa e tals. Um mestre X pode querer focar mais em uma crônica totalmente de combate, porem outro, pode acabar nem ligando para isso. E uma coisa interessante que noto nas fichas de alguns sistemas de rpg, é que na parte onde estão escrita as pericias, tem linhas extras, como se fosse para colocar mais pericias. Em tormenta rpg você ve isso na ficha. E eu me aproveitei bastante disso, criando duas pericias que seriam bastante relevantes para minha narrativa. A perícia História, Que indica conhecimentos gerais sobre o mundo, suas políticas, quem manda a onde, se tal cidade tem um certo costume, ou se tiveram algum fato importante. e a perícia Religião, que mediria conhecimentos básicos sobre religião. Se você conhece o sistema sabe que essas pericias na verdade, fazem parte da perícia “conhecimento” que é treinada. Mas ao meu ver, você não precisa ser formado em história para saber que Alemanha perdeu a segunda guerra. Ou que a união soviética era comunista e como isso funcionava mais ou menos. Conhecimentos de história, geopolítica e geografia é algo que vc simplesmente aprende. Minha avozinha que nem teve muitos estudos sabe dessas coisas. O mesmo segue para religião. Então, como estas pericias ao meu ver eram importantes para minha crônica que seria mais investigativa e cultural, ter umas linhas extras e vazias na ficha, foram extremamente uteis. Eu iria pedir para fazer o mesmo. Talvez mestres que venham a jogar seu sistema possam se beneficiar com isso. Esta é a parte que você me fala “mas Crios, não vai ter espaço na ficha”. E eu te digo, é so mecher um pouco que da. Especialmente a parte de pertences. Tipo, isso é facil de escrever em qualquer lugar. Tipo, nem que fosse na parte em branco de trás da ficha. Mas as pericia são mais complicadinhas e tals. Enfim, acho que seria uma coisa bem importante, e que traria ainda mais possibilidades e diversidades ao seu sistema, cujo ponto forte é exatamente esse, é a diversidade e amplitude do sistema que permite uma grande gama de possibilidades. Ele é aberto para explorar a criatividade e é ai que ele ganha.


Última edição por Crios em Sex 30 Mar 2018, 18:37, editado 1 vez(es)
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Sex 30 Mar 2018, 10:42

Yoh!

Realmente é um tópico bem extenso kkkk. Bem, estou respondendo só você para saber que eu vi rapidamente. Eu irei responder cada uma das questões separadamente, provavelmente a partir de amanhã. Todavia, vale dizer que a maioria dos pontos que você apontou dize respeito a erros de digitação e edição (que fico feliz por ter visto e informado. Versão beta é para isso afinal. Obrigado!) ou por questões de "filosofia do sistema".

O sistema não foi feito de "qualquer jeito". Quando ele foi pensado, ele tinha objetivos que eu gostaria de atingir. A regra de poderes genéricos é um dos objetivos. A forma como ele possui poucos testes e uma correspondência entre acerto de ataque e dano é outro dos objetivos. E a possibilidade oferecer uma mecânica social também é.

Você diz que Naruto não é um RPG social, mas eu discordo. Apesar de obviamente existirem cenários mais sociais que outros, abordar interações sociais e questões políticas num RPG depende também do Narrador e do que o grupo espera num jogo. No meu grupo de Naruto, por exemplo, tem sim questões sociais e políticas. Narro assim há anos e é perfeitamente possível.

Em suma, os pontos que você abordou que foram referente à filosofia do sistema serão vistos com olhos diferentes, porque fazem parte da "base ideológica" do livro como um todo. Não sei se consegui ser claro. Mas fico imensamente feliz por ter despendido tempo para observar tantas coisas. Sou muitíssimo grato!

Amanhã apareço com comentários pontuais o/
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sex 30 Mar 2018, 18:36

yaaay. Brigado Fesant.

Eu quero contribuir com isso. Tambem sempre sonheir em jogar um rpg de naruto. Acho que vc deve ter passado pelo mesmo drama que eu. Nenhum sistema generico que eu procurasse se encaixava totalmente bem. 3D&T resolve muita coisa, mas deixa outras a desejar, por exemplo. E dai eu encontro esse sistema aqui que é realmente pesado com a brisa do cenario de naruto. E sei la, eu sempre fui narrador que gosta de tentar entender a mecanica do sistema, tentar entrar na mente de quem escreveu para entender o motivo dela ter escrito de tal forma. Eu curto ler e buscar a mecanica. E como vocÊ é uma pessoa acessivel pelo forum, decidi colocar aqui meus pensamentos xD


Outra coisa, talvez eu tenha sido um pouco idiota na parte do Carisma. Favor, se eu tiver sido grosso ou meio estupido em algum momento, ignore xD. Eu pessoalmente ainda não pude jogar com o livro atualizado, então ainda n senti na pratica a funcionalidade dos atributos sociais, mas percebi que é algo que não pode ser "diretamente" upado. Quer dizer, mais ou menos, mas tipo, a base do calculo é algo que o jogador n tem total "controle" para upar.

Entendo que naruto da mt abordagem para politica. na vdd acho que isso é mt interessante. mt mesmo. Eu tenho jogadores que curtem demais isso então eu sei q cedo ou tarde alguem vai tentar chegar no kage, ou outro personagem e "manda um papo" kkkk. Mas essencialmente, naruto tem muito mais abordagem pra lutas e tals. Não que seja apenas isso, maas, comparando os dois lado a lado...xD

Eu tinha mais coisa pra falar, mas preciso ler e me certificar que entendi a regra certinho. Tenho duvidas e sugestões para genjutsus ( eu seria um puta utilizador de genjutsu então neh). Mas isso fica para outro momento.

Ps: tive uma ideia de como poderia ser uma eventual mecânica para utilizar as marionetes ninjas. mas isso tbm fica pra outra hora. Talvez apenas o ninpou de conta do recado. Mas me parece que o estilo de combate de marionete é algo bem único uma vez q vc controla outro personagem que tem estoque proprio de armas e munições. Mas pra resumir a ideia principal, é controlar o boneco, que teria "X espaços de compartimento" Esses espaço voce decide que armas teriam, ou, em que quantidade. etc. O jogador upa como se fosse ninpou normal, e a cada nivel, aumenta o dano, ou aumenta os compartimentos, até que um certo nivel ele ganha a possibilidade de controlar mais bonecos ao mesmo tempo.
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Sáb 31 Mar 2018, 02:16

Ah, que nada, cara. Eu entendi o que você quis dizer. Só quis dar minha opinião também =)

Vamos lá, respondendo ponto por ponto:

Crios escreveu:
1- pag 114, aptidão domínio da terra. Esta escrito que o pré requisito é ter Suiton 5. Acredito que seja doton.

Eu vi isso 3 dias depois que ter postado o manual kkkkk. Valeu!

Crios escreveu:
2- Ainda na pagna 114, quando cita o exemplo do efeito de Dominio de agua, é usado o exemplo do zabuza. Porem, no exemplo, é descrito que ele ganha dano +2, mas a descrição da aptdão é de que o usuário ganha dano +1. Então não sei se foi erro de escrita, ou eu que não entendi o motivo do exemplo ter um de dano extra.

Obrigado! É que os bônus de dano para ninjutsu em sua grande maioria foram reduzidos para +1. Deixei escapar o texto do exemplo. Já alterei aqui.

Crios escreveu:
3- Notei que a ficha do Sasuke não foi atualizada conforme a tabela de progressão da pagina 32. Usando como modelo, o sistema padrão de criação de personagem. Então fiquei confuso a respeito de qual usar. Não é melhor usar apenas a tabela da pagina 32 para efeitos de criação de personagem? Me parece bem mais organizada e equilibrada, permitindo criar personagens por exemplo no nível 5 de campanha logo de cara. Outro detalhe. Na ficha do Sasuke diz que ele tem “nome: Uchiha Sasuke. Sobrenome: Uchiha Sasuke”

Eu esqueci de tirar o exemplo de criação de personagem, justamente por estar desatualizado. Eu avisei isso na página de download do beta, inclusive.

Crios escreveu:
Porem isso causa um “problema” indiretamente. Que acaba sendo um pouco menos pratico calcular os atributos sócias que tem um cálculo especifico. Pois agora, ele precisaria buscar em outra tabela o bônus inicial de atributo apenas para calcular. Aquela tabela da pagina 20 é contraditória com a da 32, que acaba sendo muito, mas muito melhor (eu pessoalmente ignoro a tabela da pagina 20. E apenas a uso para poder calcular os atributos sociais dos personages). Essa questão toda dos atributos sociais me leva ao próximo ponto

Concordo. Eu não havia notado isso porque quando narro 99% dos jogadores tem sempre pelo menos um atributo no máximo e outro no mínimo. Então eu sempre tinha essa referência bem fácil. Vou dar um jeito nisso =)
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Sáb 31 Mar 2018, 02:34

Em relação a Carisma, a coisa é mais complicada.

Apesar de o livro ter sido lançado ano passado, ele já teve inúmeras versões diferentes (mais precisamente 5, para você ter ideia, ao longo de uns 10 anos).

Antigamente, existia um único atributo social, que era Manipulação, que integrava a lista de atributos assim como todos os outros. É o convencional, o normal e o esperado. Só que tinha um porém: ninguém gastava pontos em Manipulação. Tipo, ninguém mesmo kkkk

Na época, o uso de Genjutsu precisava de Manipulação e somente personagens do tipo tinha esse valor alto. Os demais beiravam a zero. Para piorar, todos os personagens eram muito bem desenvolvidos em termos sociais, mesmo com zero em social, e eu não podia (nem queria) tirar isso deles, porque sempre tive bons jogadores e não queria limá-los por causa de um atributo.

Por isso decidi separar os atributos sociais, assim os jogadores podem criar suas fichas visando unicamente as outras mecânicas. Se o grupo quiser ter um foco social, com testes, existirão lá os atributos sociais para esse suporte.

Ademais, se alguém desejar ser bom em testes sociais, basta ter boa Inteligência e Percepção, que são os atributos mais combinados com Manipulação e Carisma.

Adicionar um novo atributo implica também rever a tabela de evolução de personagem, o que gera um trabalho complicado, somente para adicionar um atributo que ninguém vai gastar 1 ponto sequer.

Talvez não seja a melhor regra, mas é o que satisfaz minha concepção de como os atributos sociais devem ser no sistema. Mesmo que por ventura acabe modificando o funcionamento, as chances dos atributos sociais serem tratados como os outros infelizmente é zero, pelo problema que já disse =/
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Sáb 31 Mar 2018, 03:14

Crios escreveu:
6-Na pagina 123, coluna da direita, ao explicar sobre os nipou, é dito que quando o jogador adquire um segundo ninpou, o primeiro nivel é gratis. então é dado um exemplo. Mas naquele exemplo, o jogador não deveria ganhar o poder "canhão" com aquele Ninpou 3. Se é gratis o primeiro nivel é gratis, então ele recebe canhão junto. não é? O mesmo se aplica normalmente aos ninpou elemental. certo?

É como você falou. Só que como canhão é um efeito repetido, eu não coloquei na lista da segunda compra. Como esse trecho sempre causa confusão, vou adicionar Canhão na lista e ver se melhora o entendimento da galera. Valeu xD.

Crios escreveu:
7- Continuando para o próximo tópico. Lendo as aptidões, percebi que existem alguns que aumentam o valor das habilidades de combate. Como a aptidão “intuição” ou “reflexos”. Eu iria recomendar uniformizar um pouco melhor elas. Uma aptidão específica para cada uma das 4 habilidades de combate. E quando for aumentar, o valor a ser aumentado seja o valor base. E agora você me pergunta “pq diabos o valor base” e eu te respondo. Pela mesma lógica da questão de carisma. Fica mais fácil abstrair e visualizar, simplificando a vida. O valor base é pequeno e simples de visualizar ou calcular. Na pratica, no fim, vai da na mesma,  o cara ganha +1 naquela característica, mas assim fica mais lúdico do que botar esse ponto extra na soma. Tipo, entre na mente do jogador. Oq é mais fácil pensar “valor base + atributo + 1 = total” ou “valor base + atributo = total”. Parece bobo, mas como eu disse, simplifica, e deixa mais visual de onde o cara ta ganhando seu bônus. Em vez de ficar um ponto jogado e perdido, você ta dando um “local” pra ele.  Eu sei que tem o campo “outro”, mas parece q este campo existe apenas para esses talentos (até onde eu percebi)

É uma boa ideia, mas tem uns problemas. É que a regra de bônus e penalidades de precisão (pág. 171) tem 2 pontos bem importantes. O primeiro é que o bônus somente é aplicado para a situação que ele foi destinado (então um bônus de CC para atacar com Katana não pode ser usado para atacar com Lança). O segundo é que o bônus deve ser aplicado somente no teste e não é levado em conta para determinar se o personagem atinge um requerimento (então, para um cara poder uma aptidão X qualquer que requer CC 20, ele não pode ter CC 19 +Especialista. Tem que ser 20 mesmo).

Se eu colocar esses bônus no valor base, eu vou precisar rever todos os requerimentos imaginando que o cara vai ter 1 nível a mais (isso é necessário porque afeta o dano de Taijutsu). Também teria que escrever que a regra de precisão também se aplica aos bônus de valor base. E ainda criaria um terceiro problema, porque existe uma aptidão de Genialidade que justamente concede bônus no valor base e seria atingida pela mudança, talvez sendo necessário criar uma exceção de regra.

No fim, acaba não compensando o trabalho =/

É isso por enquanto. Assim que possível termino de responder as demais. Valeu a ajuda, cara!
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sáb 31 Mar 2018, 17:06

Fesant escreveu:Ah, que nada, cara. Eu entendi o que você quis dizer. Só quis dar minha opinião também =)

Vamos lá, respondendo ponto por ponto:

Crios escreveu:
1- pag 114, aptidão domínio da terra. Esta escrito que o pré requisito é ter Suiton 5. Acredito que seja doton.

Eu vi isso 3 dias depois que ter postado o manual kkkkk. Valeu!

Crios escreveu:
2- Ainda na pagna 114, quando cita o exemplo do efeito de Dominio de agua, é usado o exemplo do zabuza. Porem, no exemplo, é descrito que ele ganha dano +2, mas a descrição da aptdão é de que o usuário ganha dano +1. Então não sei se foi erro de escrita, ou eu que não entendi o motivo do exemplo ter um de dano extra.

Obrigado! É que os bônus de dano para ninjutsu em sua grande maioria foram reduzidos para +1. Deixei escapar o texto do exemplo. Já alterei aqui.

Crios escreveu:
3- Notei que a ficha do Sasuke não foi atualizada conforme a tabela de progressão da pagina 32. Usando como modelo, o  sistema padrão de criação de personagem. Então fiquei confuso a respeito de qual usar. Não é melhor usar apenas a tabela da pagina 32 para efeitos de criação de personagem? Me parece bem mais organizada e equilibrada, permitindo criar personagens por exemplo no nível 5 de campanha logo de cara. Outro detalhe. Na ficha do Sasuke diz que ele tem “nome: Uchiha Sasuke. Sobrenome: Uchiha Sasuke”

Eu esqueci de tirar o exemplo de criação de personagem, justamente por estar desatualizado. Eu avisei isso na página de download do beta, inclusive.

Crios escreveu:
Porem isso causa um “problema” indiretamente. Que acaba sendo um pouco menos pratico calcular os atributos sócias que tem um cálculo especifico. Pois agora, ele precisaria buscar em outra tabela o bônus inicial de atributo apenas para calcular. Aquela tabela da pagina 20 é contraditória com a da 32, que acaba sendo muito, mas muito melhor (eu pessoalmente ignoro a tabela da pagina 20. E apenas a uso para poder calcular os atributos sociais dos personages). Essa questão toda dos atributos sociais me leva ao próximo ponto

Concordo. Eu não havia notado isso porque quando narro 99% dos jogadores tem sempre pelo menos um atributo no máximo e outro no mínimo. Então eu sempre tinha essa referência bem fácil. Vou dar um jeito nisso =)

Entendi man. tamo junto ai xD
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sáb 31 Mar 2018, 17:14

Fesant escreveu:
Crios escreveu:
6-Na pagina 123, coluna da direita, ao explicar sobre os nipou, é dito que quando o jogador adquire um segundo ninpou, o primeiro nivel é gratis. então é dado um exemplo. Mas naquele exemplo, o jogador não deveria ganhar o poder "canhão" com aquele Ninpou 3. Se é gratis o primeiro nivel é gratis, então ele recebe canhão junto. não é? O mesmo se aplica normalmente aos ninpou elemental. certo?

É como você falou. Só que como canhão é um efeito repetido, eu não coloquei na lista da segunda compra. Como esse trecho sempre causa confusão, vou adicionar Canhão na lista e ver se melhora o entendimento da galera. Valeu xD.

Crios escreveu:
7- Continuando para o próximo tópico. Lendo as aptidões, percebi que existem alguns que aumentam o valor das habilidades de combate. Como a aptidão “intuição” ou “reflexos”. Eu iria recomendar uniformizar um pouco melhor elas. Uma aptidão específica para cada uma das 4 habilidades de combate. E quando for aumentar, o valor a ser aumentado seja o valor base. E agora você me pergunta “pq diabos o valor base” e eu te respondo. Pela mesma lógica da questão de carisma. Fica mais fácil abstrair e visualizar, simplificando a vida. O valor base é pequeno e simples de visualizar ou calcular. Na pratica, no fim, vai da na mesma,  o cara ganha +1 naquela característica, mas assim fica mais lúdico do que botar esse ponto extra na soma. Tipo, entre na mente do jogador. Oq é mais fácil pensar “valor base + atributo + 1 = total” ou “valor base + atributo = total”. Parece bobo, mas como eu disse, simplifica, e deixa mais visual de onde o cara ta ganhando seu bônus. Em vez de ficar um ponto jogado e perdido, você ta dando um “local” pra ele.  Eu sei que tem o campo “outro”, mas parece q este campo existe apenas para esses talentos (até onde eu percebi)

É uma boa ideia, mas tem uns problemas. É que a regra de bônus e penalidades de precisão (pág. 171) tem 2 pontos bem importantes. O primeiro é que o bônus somente é aplicado para a situação que ele foi destinado (então um bônus de CC para atacar com Katana não pode ser usado para atacar com Lança). O segundo é que o bônus deve ser aplicado somente no teste e não é levado em conta para determinar se o personagem atinge um requerimento (então, para um cara poder uma aptidão X qualquer que requer CC 20, ele não pode ter CC 19 +Especialista. Tem que ser 20 mesmo).

Se eu colocar esses bônus no valor base, eu vou precisar rever todos os requerimentos imaginando que o cara vai ter 1 nível a mais (isso é necessário porque afeta o dano de Taijutsu). Também teria que escrever que a regra de precisão também se aplica aos bônus de valor base. E ainda criaria um terceiro problema, porque existe uma aptidão de Genialidade que justamente concede bônus no valor base e seria atingida pela mudança, talvez sendo necessário criar uma exceção de regra.

No fim, acaba não compensando o trabalho =/

É isso por enquanto. Assim que possível termino de responder as demais. Valeu a ajuda, cara!


Bem, vendo desta forma acaba sendo melhor pro desenvolvimento do game deixar desta forma
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sáb 31 Mar 2018, 17:50

Fesant escreveu:Em relação a Carisma, a coisa é mais complicada.

Apesar de o livro ter sido lançado ano passado, ele já teve inúmeras versões diferentes (mais precisamente 5, para você ter ideia, ao longo de uns 10 anos).

Antigamente, existia um único atributo social, que era Manipulação, que integrava a lista de atributos assim como todos os outros. É o convencional, o normal e o esperado. Só que tinha um porém: ninguém gastava pontos em Manipulação. Tipo, ninguém mesmo kkkk

Na época, o uso de Genjutsu precisava de Manipulação e somente personagens do tipo tinha esse valor alto. Os demais beiravam a zero. Para piorar, todos os personagens eram muito bem desenvolvidos em termos sociais, mesmo com zero em social, e eu não podia (nem queria) tirar isso deles, porque sempre tive bons jogadores e não queria limá-los por causa de um atributo.

Por isso decidi separar os atributos sociais, assim os jogadores podem criar suas fichas visando unicamente as outras mecânicas. Se o grupo quiser ter um foco social, com testes, existirão lá os atributos sociais para esse suporte.

Ademais, se alguém desejar ser bom em testes sociais, basta ter boa Inteligência e Percepção, que são os atributos mais combinados com Manipulação e Carisma.

Adicionar um novo atributo implica também rever a tabela de evolução de personagem, o que gera um trabalho complicado, somente para adicionar um atributo que ninguém vai gastar 1 ponto sequer.

Talvez não seja a melhor regra, mas é o que satisfaz minha concepção de como os atributos sociais devem ser no sistema. Mesmo que por ventura acabe modificando o funcionamento, as chances dos atributos sociais serem tratados como os outros infelizmente é zero, pelo problema que já disse =/


Então acho que faz mais sentido mesmo. Posso então dar uma sugestão?

Para no caso dos jogadores que querem sentir que tem um lado social mais apurado, talvez seja possivel fazer algumas aptdões sociais. Eu não sei se você ja jogou vampiro a mascara, lobisomem o apocalipse ou mago a ascensão. La tme um esquema parecido. Tipo, qualidades sociais que podem ser interessantes a ser trazidas para cá; ou talentos dos sistemas d20 mesmo. Sugestões rapidas que me veem a mente

"atrante": que no d20 da +4 para testes sociais com o sexo oposto (ao que tudo indica o sasuke tem essa. O naruto ta atras dele o anime todo, maior stalker da saga kkk) Aqui poderia dar +2 no caso por ser um publico mais seleto

"voz encantadora": sua voz é bela e tem um timbre destacável. é o tipico "vozerão da porra". Sua voz pode ser temivel como um trovão, ou tranquilizadora sem igual, como uma mãe protegendo o filho. De qualquer forma, as pessoas ficam fascinadas com você (forma de expressão. não fascinado de estados prejudiciais.). reduz dificuldade em testes sociais.

"contatos": Você manja das manjaria. Tem amiguinhos em cada canto mais obscuro desse mundo. O melhor é que estes amigos são bem informados. Contatar estas pessoas pode lhe render informações muito uteis. (jiraya parece usar isso no classico para descobrir mais a respeito da akatsuki. Kakuzo tambem parece usar essa habilidade.)

enfim, possibilidades infinitas

Cara nossa, da pra brizar legal nas possibilidades. Se me permitir, eu posso ir atras e fazer uma sintese do que poderia ser trazido para cá, trazendo uma dezena de ideias.
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Sáb 31 Mar 2018, 17:58

Ah, eu conheço e já joguei no cenário WoD sim. Eu já pretendia de fato fazer aptidões do tipo, mas como nenhum jogador ou pessoa de fora (como você) chegou a pedir, tá lá embaixo na lista de prioridades HUASHAUSHAS.

Fique à vontade pra opinar e sugerir o quanto quiser. O fórum serve pra isso mesmo!

Mais tarde termino de ler sua postagem anterior e comento. o/
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Seg 02 Abr 2018, 15:51

Crios escreveu:
8- O talento “estilo de luta”. Seu pré requisito diz que é necessário ter “combate 17 (corporal ou distancia)” mas para chegar o nível 2 precisa ter “combate corporal 20”. Não seria combate corporal ou a distancia 20? Ainda no mesmo talento, precisa ter um pre´requisto tão alto? Não uma aptidão apelona que vai mudar o rumo do game. Então sera que não seria mais legal abaixar o requisito para permitir personagens de nível baixo pegar? Pensa que legal, um genin espadachin. Esse talento viabiliza bastante o player a ter algo mais próximo a isso. Why not?

Mais um erro de edição kkkk. Consertei aqui, obrigado!

Estilo de Luta foi feito para ajustar a escala de dano de Taijutsu. Resumindo, existe uma tabela de padrão de danos. Nos níveis que o dano de Tai está abaixo do padrão, eu coloquei para comprar Estilo de Luta. Então não tem como reduzir o requerimento, porque a aptidão não foi feita para puramente dar mais dano (como é o caso de Ataque Poderoso, por exemplo). Tem um motivo por trás, que é ajustar o dano de Tai pela tabela de padrão de dano =)

Crios escreveu:
9- Fiquei confuso com uma questão sobre o clone. Até onde eu entendi, o player primeiramente, compra o talento “clone”. Depois, então poderá comprar Mizu bushon ou Iwa bushin certo? Ok. E logo a frente, o jogador deve comprar a aptidão “Clone verdadeiro” para então poder comprar Kage bushin. Mas com toda honestidade, a aptdão Clone Verdadeiro não é um tanto quanto inútil? Pois note que o grande beneficio dele é o fato de que ele pode usar poderes, jutsus e aptidões. Mas, a aptdão “clone” diz claramente que os Clones não tem chakra. Então do que adiantaria comprar um talento que permite o clone usar jutsu, se ele não não pode ter chakra kkk

Ou Quando o jogador compra a aptidão Clone Verdadeiro, ele automaticamente compra kage bushin?  Isso fica um pouco confuso ainda mais pelo fato de que o pré requisito para Kage bushin, é ter “Clone verdadeiro”. Mas o pre requisito do Clone verdadeiro é “espirito 10, clone (kage bushin, ou moku bushin)”. Então ta....to perdido. Como q faz quando duas aptdões tem como pré requisito elas mesmas? Tipo, para ter o A, vc precisa ter o B, e para ter o B, você precisa do A. E agora? (emoji pensativo do whats)


Pra começar, tenho que lembrar um padrão do sistema: você não compra técnicas (a exceção disso é só a Mímica Sharingan). Na verdade você compra poderes e aptidões. Desde que você atinja os requerimentos de poder e aptidão, pode usar qualquer técnica do livro. Então você não compra Clone para então comprar Mizu Bunshin. Você compra Clone e escolhe o tipo dele: Mizu, Iwa, Kage Bunshin ou Moku Bunshin.

É por isso que Clone Verdadeiro tem como requerimento "Clone - Kage Bunshin/Moku Bunshin". Significa que você precisa ter a aptidão Clone e o clone escolhido tem que ser Kage Bunshin ou Moku Bunshin.

Não é necessário ter Clone Verdadeiro para ter kage Bunshin. Mas é necessário que tenha isso caso você queira que o Kage Bunshin possa usar jutsus.

As regras das aptidões Clone são gerais. Quando você escolhe o tipo do clone, precisa ver as regras específica de cada tipo, que quase sempre mudam coisas da gerais (Mizu é melhor em Taijutsu; Iwa tem mais vitalidade; Kage Bunshin tem chakra...). Tem escrito isso no manual, inclusive: "A depender do material, o clone pode ganhar características especiais (ver ao final)."

De toda sorte, eu vou tentar reorganizar para ficar mais claro. Valeu =)

Crios escreveu:
10- Vitalidade: Quando um personagem cai a 0 pv, ele começa a fazer um teste de vigor para estabilizar o sangramento e não morrer. Se ele falha, ele perde -3hp. Ao chegar em -9, ele morre. Isto significa que em 3 turnos, a pessoa ira morrer, independente do preparo físico dela. Eu iria dar uma sugestão, mas acredito que isso é questão de pontos de vista. Naruto é um mundo de heróis, um gênero fantasioso, épico, com suas pitadas de drama e requentado com ótimas histórias de personagens. Raramente você um protagonista morrer com facilidade. Por isso talvez poderia se aumentar este valor de vida negativa da pessoa, para deixar este teste um pouco menos mortal. Tenho algumas sugestões e abaixo segue uma pequena lista. Eu já vi em sistemas d20, formas diferentes para se tratar a morte quando se chega a 0HP e os pontos negativos. E isso talvez va de mestre para mestre. O que você poderia fazer, é deixar regras opcionais, e deixar que o narrador escolha aquilo que melhor convém a sua mesa. Segue a lista de como alguns sistemas d20 fazem com relação a morte. Dai como transferir isso ao seu sistema é so questão de fazer conta.


A primeira regra feita para os casos era semelhante a de Tormenta. Eu mudei porque realmente preferia um risco de morte maior. Mas entendo seu ponto de vista e vou pensar em rever ou adicionar regras opcionais sim.

E sim, eu vou por um exemplo de combate. Ainda não o fiz porque queria consolidar um pouco mais as regras antes, para não precisar ter que rever todo o exemplo depois, como é o caso do exemplo de personagem.

Sobre as perícias extras... eu até cheguei a pensar em por, mas preferi focar no conteúdo específico de Naruto, que é mais importante. A maioria das questões de conhecimento que você citou podem ser simuladas com as perícias Cultura, Ciência e Ocultismo. Se for um caso não coberto por elas, pode ser um test de Inteligência. Pelo menos por enquanto. Quando tiver mais conteúdo de Naruto eu posso parar sim para pensar em perícias extras =)

Valeu, rapaz!
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Seg 02 Abr 2018, 18:08

Fesant escreveu:
Crios escreveu:
8- O talento “estilo de luta”. Seu pré requisito diz que é necessário ter “combate 17 (corporal ou distancia)” mas para chegar o nível 2 precisa ter “combate corporal 20”. Não seria combate corporal ou a distancia 20? Ainda no mesmo talento, precisa ter um pre´requisto tão alto? Não uma aptidão apelona que vai mudar o rumo do game. Então sera que não seria mais legal abaixar o requisito para permitir personagens de nível baixo pegar? Pensa que legal, um genin espadachin. Esse talento viabiliza bastante o player a ter algo mais próximo a isso. Why not?

Mais um erro de edição kkkk. Consertei aqui, obrigado!

Estilo de Luta foi feito para ajustar a escala de dano de Taijutsu. Resumindo, existe uma tabela de padrão de danos. Nos níveis que o dano de Tai está abaixo do padrão, eu coloquei para comprar Estilo de Luta. Então não tem como reduzir o requerimento, porque a aptidão não foi feita para puramente dar mais dano (como é o caso de Ataque Poderoso, por exemplo). Tem um motivo por trás, que é ajustar o dano de Tai pela tabela de padrão de dano =)

Crios escreveu:
9- Fiquei confuso com uma questão sobre o clone. Até onde eu entendi, o player primeiramente, compra o talento “clone”. Depois, então poderá comprar Mizu bushon ou Iwa bushin certo? Ok. E logo a frente, o jogador deve comprar a aptidão “Clone verdadeiro” para então poder comprar Kage bushin. Mas com toda honestidade, a aptdão Clone Verdadeiro não é um tanto quanto inútil? Pois note que o grande beneficio dele é o fato de que ele pode usar poderes, jutsus e aptidões. Mas, a aptdão “clone” diz claramente que os Clones não tem chakra. Então do que adiantaria comprar um talento que permite o clone usar jutsu, se ele não não pode ter chakra kkk

Ou Quando o jogador compra a aptidão Clone Verdadeiro, ele automaticamente compra kage bushin?  Isso fica um pouco confuso ainda mais pelo fato de que o pré requisito para Kage bushin, é ter “Clone verdadeiro”. Mas o pre requisito do Clone verdadeiro é “espirito 10, clone (kage bushin, ou moku bushin)”. Então ta....to perdido. Como q faz quando duas aptdões tem como pré requisito elas mesmas? Tipo, para ter o A, vc precisa ter o B, e para ter o B, você precisa do A. E agora? (emoji pensativo do whats)


Pra começar, tenho que lembrar um padrão do sistema: você não compra técnicas (a exceção disso é só a Mímica Sharingan). Na verdade você compra poderes e aptidões. Desde que você atinja os requerimentos de poder e aptidão, pode usar qualquer técnica do livro. Então você não compra Clone para então comprar Mizu Bunshin. Você compra Clone e escolhe o tipo dele: Mizu, Iwa, Kage Bunshin ou Moku Bunshin.

É por isso que Clone Verdadeiro tem como requerimento "Clone - Kage Bunshin/Moku Bunshin". Significa que você precisa ter a aptidão Clone e o clone escolhido tem que ser Kage Bunshin ou Moku Bunshin.

Não é necessário ter Clone Verdadeiro para ter kage Bunshin. Mas é necessário que tenha isso caso você queira que o Kage Bunshin possa usar jutsus.

As regras das aptidões Clone são gerais. Quando você escolhe o tipo do clone, precisa ver as regras específica de cada tipo, que quase sempre mudam coisas da gerais (Mizu é melhor em Taijutsu; Iwa tem mais vitalidade; Kage Bunshin tem chakra...). Tem escrito isso no manual, inclusive: "A depender do material, o clone pode ganhar características especiais (ver ao final)."

De toda sorte, eu vou tentar reorganizar para ficar mais claro. Valeu =)

Crios escreveu:
10- Vitalidade: Quando um personagem cai a 0 pv, ele começa a fazer um teste de vigor para estabilizar o sangramento e não morrer. Se ele falha, ele perde -3hp. Ao chegar em -9, ele morre. Isto significa que em 3 turnos, a pessoa ira morrer, independente do preparo físico dela. Eu iria dar uma sugestão, mas acredito que isso é questão de pontos de vista. Naruto é um mundo de heróis, um gênero fantasioso, épico, com suas pitadas de drama e requentado com ótimas histórias de personagens. Raramente você um protagonista morrer com facilidade. Por isso talvez poderia se aumentar este valor de vida negativa da pessoa, para deixar este teste um pouco menos mortal. Tenho algumas sugestões e abaixo segue uma pequena lista. Eu já vi em sistemas d20, formas diferentes para se tratar a morte quando se chega a 0HP e os pontos negativos. E isso talvez va de mestre para mestre. O que você poderia fazer, é deixar regras opcionais, e deixar que o narrador escolha aquilo que melhor convém a sua mesa. Segue a lista de como alguns sistemas d20 fazem com relação a morte. Dai como transferir isso ao seu sistema é so questão de fazer conta.


A primeira regra feita para os casos era semelhante a de Tormenta. Eu mudei porque realmente preferia um risco de morte maior. Mas entendo seu ponto de vista e vou pensar em rever ou adicionar regras opcionais sim.

E sim, eu vou por um exemplo de combate. Ainda não o fiz porque queria consolidar um pouco mais as regras antes, para não precisar ter que rever todo o exemplo depois, como é o caso do exemplo de personagem.

Sobre as perícias extras... eu até cheguei a pensar em por, mas preferi focar no conteúdo específico de Naruto, que é mais importante. A maioria das questões de conhecimento que você citou podem ser simuladas com as perícias Cultura, Ciência e Ocultismo. Se for um caso não coberto por elas, pode ser um test de Inteligência. Pelo menos por enquanto. Quando tiver mais conteúdo de Naruto eu posso parar sim para pensar em perícias extras =)

Valeu, rapaz!

Entendi. Fico feliz em ter ajudado. Mas sobre as pericias, na vdd a questão é se rolaria ter umas linhas em branco para quando o narrador quisesse adicionar alguma pericia especifica para o jogo dele. Como uma regra de ouro saca. Eu por exemplo gosto criar uma ou duas especificas para deteminadas cronicas. Alguns sistemas por ai tinham essas linhas em brancas, e dai ficava uma mão na roda customizar um pouco mais o game.
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Seg 02 Abr 2018, 18:16

Outra coisa que observei ontem. Um jogador meu ira criar um senju, e quando fui ler melhor a respeito do clã, e do mokuton eu fiquei curioso sobre uma coisa. Não sei se isso foi proposital, ou se foi engano da minha parte.


Basicamente você tem duas opções. Pode escolher pegar mokuton, ou uma versão um pouco melhorada de suiton, ou doton (que é o caso deste meu jogador, que quer se parecer mais com um tobirama da vida) Mas comparando as duas opções lado a lado, esse bonus no elemento não é meio fraco?

Tipo, mokuton você ganha
+2 dano
+2 dureza
+1 na dif pra testes de resistencia pra ferrar com a alegria dos inimigos
ganha um ponto em doton E suiton. Tendo canhão usando o nivel de mokuton como parâmetro para o dano.

escolhendo o elemento com bonus, ganha apenas:
+2 de dano com o elemento.

isso não acaba sendo meio injusto com o player que quer não quer usar mokuton? ao que da a entender, mokuton é quase 3 ou 4 vezes mais util em varias questões
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Ter 03 Abr 2018, 00:48

Crios escreveu:Outra coisa que observei ontem. Um jogador meu ira criar um senju, e quando fui ler melhor a respeito do clã, e do mokuton eu fiquei curioso sobre uma coisa. Não sei se isso foi proposital, ou se foi engano da minha parte.


Basicamente você tem duas opções. Pode escolher pegar mokuton, ou uma versão um pouco melhorada de suiton, ou doton (que é o caso deste meu jogador, que quer se parecer mais com um tobirama da vida) Mas comparando as duas opções lado a lado, esse bonus no elemento não é meio fraco?

Tipo, mokuton você ganha
+2 dano
+2 dureza
+1 na dif pra testes de resistencia pra ferrar com a alegria dos inimigos
ganha um ponto em doton E suiton. Tendo canhão usando o nivel de mokuton como parâmetro para o dano.

escolhendo o elemento com bonus, ganha apenas:
+2 de dano com o elemento.

isso não acaba sendo meio injusto com o player que quer não quer usar mokuton? ao que da a entender, mokuton é quase 3 ou 4 vezes mais util em varias questões

Eita, acabei esquecendo de alterar isso kkkk
A ideia é que, se escolher Doton ou Suiton melhorado, eles são tratados tendo os mesmos stats de Mokuton (mesmo dano, alcance, tamanho, resistência, etc). Pode aplicar isso para seu jogador tranquilamente. É regra da próxima versão.
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Ter 03 Abr 2018, 01:03

Opa, maravilha. Vou avisar isso pra ele. Alias, mokuton ganha o primeiro nivel de doton e suiton para usar como canhão. Se ele escolher suiton, ele tambem ganharia doton 1 para usar? acho que faz sentido para se equivaler com mokuton
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Sex 06 Abr 2018, 12:57

Aí eu já não sei kkkk. A lógica de usuário de Mokuton ganhar Suiton e Doton é por conta da união dos elementos. Se não vai ter união, não tem porque o usuário de Suiton melhorado ganhar nível gratuito em Doton. Mas prometo pensar, de toda forma.
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sex 06 Abr 2018, 17:32

cara você é muito legal xD
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Sugestão de clã

Mensagem  Kagekiyo Sex 11 maio 2018, 14:43

Seria uma boa colocar na adaptação o clã Kaguya do kimimaro, foi pouco explorado na série de naruto, mas em um rpg da pra gerar muitas possibilidades de personagens interessantes.

Parabéns pelo excelente trabalho, e abnegação!
Kagekiyo
Kagekiyo
Novato
Novato

Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/05/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Sex 11 maio 2018, 15:14

Obrigado, rapaz!

O clã Kaguya vai ser adicionado esse ano, dentro do suplemento da Vila da Névoa (embora eles não necessariamente sejam de lá kkk).
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sex 11 maio 2018, 19:19

Pq o toque letal saiu do sistema?
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Duvida/Agradecimento

Mensagem  Kagekiyo Sáb 12 maio 2018, 12:56

Eu que agradeço por me responder, fico feliz quando os responsáveis pelos foruns não deixam os usuários na mão rs...

Tenho uma dúvida relacionada a aptidão Tensai(Genialidade) - existe alguma regra específica pra adquirir a mesma, como por exemplo ser do Clã Hatake ou Sarutobi, ou personagens de outros clãs como por exemplo Uchiha também podem comprar essa aptidão?
Obs: percebi que Deus do Relâmpago pode ser adquirido por personagens sem clã, mas no mangá/anime, o Tobirama Senju tinha essa habilidade certo?
Ja ia me esquecendo, vc ja tem uma previsão de quando vai lançar o suplemento da vila da névoa? Rs
Kagekiyo
Kagekiyo
Novato
Novato

Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/05/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Crios Sáb 12 maio 2018, 17:47

Na vdd se vc for ver, alguns personagens acabam por adquirir dois ou mais poderes exclusivos dirante o game. O naruto tinha a kurama, fazia os trocentos clones e tals. O kakashi tem tensai, e sharingan, a mizukage tinha 2 gekke genkai e por ai vai. Em mesa, eu entendo isso da seguinte forma: Inicialmente, apenas um poder exclusivo e depois voce pode pegar outros. Tipo, ctz q o danzou não começou o game com 30 aptdões repetidas do sharingan
Crios
Crios
Notável
Notável

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Kobayashi Miyu Dom 13 maio 2018, 02:09

só uma sujestão quanto ao efeito afiar fuuton... ele pede de pre requisito "Criar arma" porem fuuton não pode ter essa tecnica ja que foi alterado na ultima atualização


e uma duvida que gerou mts repercursões na nossa mesa XD

é possivel usar o jutsu "Nuvem" com dokujutsu e o dano que ele causa para aplicar o efeito do veneno que causa diarreia mesmo o veneno especificando que precisa ser ingerido?


EDIT

Não sei se é erro de calculo ou digitação mas la no kage bunshin

KAGE BUNSHIN
- (CLONE DAS SOMBRAS)
 Ninjutsu Rank B / Kinjutsu
 Pré-requisitos: Clone.
 Ação: Padrão
 Alcance: Pessoal
 Duração: Contínua
 Custo de Chakra: 0 (ver texto)
Para criar este clone, o usuário usa sua própria energia vital, pagando 3
pontos de Vitalidade por cada cópia criada, e dividindo seu chakra
igualmente entre si e os kage bunshins (sendo fração, a maior parte
deverá ficar com o usuário). Logo, havendo um clone, o Chakra é
dividido por 2; havendo dois, o Chakra é dividido por 3, e assim
sucessivamente.
Exemplo: Uzumaki Naruto possui Chakra 20 e decide criar 3 Kage
Bunshins; Depois de pagar os 6 pontos de Vitalidade da técnica, os clones
são criados, dividindo igualmente os 20 pontos de chakra. Assim, cada
clone e o usuário fica com 5 de chakra (os 20 pontos divididos por
quatro).


no caso se o custo é 3 de vida e o naruto criou 3 clones não deveria perder 9 de vida? ai a duvida é se o custo é 3 ou se é 2 de vida
Kobayashi Miyu
Kobayashi Miyu
Novato
Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Fesant Qua 16 maio 2018, 13:00

Crios escreveu:Pq o toque letal saiu do sistema?

Na verdade foi meio exagero meu dizer que Toque Letal saiu. Ocorreu que ele foi retirado de Ninpou e fundido com Lâmina de Raios.

Tenho uma dúvida relacionada a aptidão Tensai(Genialidade) - existe alguma regra específica pra adquirir a mesma, como por exemplo ser do Clã Hatake ou Sarutobi, ou personagens de outros clãs como por exemplo Uchiha também podem comprar essa aptidão?
Obs: percebi que Deus do Relâmpago pode ser adquirido por personagens sem clã, mas no mangá/anime, o Tobirama Senju tinha essa habilidade certo?
Ja ia me esquecendo, vc ja tem uma previsão de quando vai lançar o suplemento da vila da névoa? Rs

Tensai é uma habilidade restrita e não pode ser adquirida por personagens com clã, a menos que o personagem abdique das aptidões e poderes de seu clã, claro. No caso do Tobirama, mesmo sendo Senju, no sistema ele seria feito como possuindo Tensai mesmo.

O suplemento da névoa está em pausa até finalizarmos a fase Beta do manual novo. Mas não deve demorar muito =).

Na vdd se vc for ver, alguns personagens acabam por adquirir dois ou mais poderes exclusivos dirante o game. O naruto tinha a kurama, fazia os trocentos clones e tals. O kakashi tem tensai, e sharingan, a mizukage tinha 2 gekke genkai e por ai vai. Em mesa, eu entendo isso da seguinte forma: Inicialmente, apenas um poder exclusivo e depois voce pode pegar outros. Tipo, ctz q o danzou não começou o game com 30 aptdões repetidas do sharingan

No sistema, em regra, isso não é possível. Mas nada impede que o Narrador quebre essa regra e permita duas ou mais habilidades restritas num mesmo personagem. Contudo, é algo perigoso. Algumas combinações de habilidades restritas seria muito mais poderosas que outras.

só uma sujestão quanto ao efeito afiar fuuton... ele pede de pre requisito "Criar arma" porem fuuton não pode ter essa tecnica ja que foi alterado na ultima atualização

Sim, eu vi que esqueci de ajustar a parte do Afiar. Será feito na próxima versão.

é possivel usar o jutsu "Nuvem" com dokujutsu e o dano que ele causa para aplicar o efeito do veneno que causa diarreia mesmo o veneno especificando que precisa ser ingerido?

Acho que já cheguei a responder essa dúvida outro dia, né? É possível sim.

Quanto ao Kage Bunshin, foi erro de edição mesmo. Antigamente o custo era 2 de Vit por clone. Vou consertar aqui, valeu!
Fesant
Fesant
Administrador
Administrador

Mensagens : 1811
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 35

http://naruto.sistemad8.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Dúvida

Mensagem  Kagekiyo Qua 16 maio 2018, 17:54

Ok, entendi, mas uma outra dúvida, visto que o suplemento da névoa está parado, o clã Kaguya vai vir na versão beta do manual mesmo, ou vai ficar só pra quando sair o suplemento da névoa? Sad
Ja deve ter notado que eu tenho um certo apego por esse clã rs
Kagekiyo
Kagekiyo
Novato
Novato

Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/05/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, sugestões e correções Empty Re: Duvidas, sugestões e correções

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos