Naruto: Shinobi no Sho - Sistema D8 de RPG
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Dúvidas do Sistema

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Dúvidas do Sistema Empty Dúvidas do Sistema

Mensagem  Fesant Ter 01 Ago 2017, 11:33

Use este tópico para postar qualquer dúvida referente ao Sistema D8 ou à adaptação Shinobi no Sho, que será respondida o mais rapidamente possível. A sua dúvida, mesmo que aparentemente pequena, pode ser a dúvida de muitos, e também nos ajudar a saber os possíveis pontos de edição dos textos dos livros!

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Dúvidas do Sistema Empty Re: Dúvidas do Sistema

Mensagem  andersonsrego Sex 29 Dez 2017, 18:23

Eu tenho uma dúvida com relação ao sitema. eu li, mas apra mim ficou confuso. como funciona a parte durante combate com relação a defesa? Eu sei que a esquiva ela e reação , até ai td bem. mas caso eu queira utilizar as outras formas, posso ? ou tenho que deixar a ação preparada na minha vez caso o inimigo ataque? ou então eu defendo ao atk dele e ai perco minha na rodada?
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Dúvidas do Sistema Empty Re: Dúvidas do Sistema

Mensagem  Fesant Sáb 30 Dez 2017, 02:21

Olá, Anderson!

Então, o resumo das opções de defesa estão na pág. 158 do manual. Mas creio que você já deve ter lido.

Na pág. 161 tem as ações que o personagem tem disponíveis em cada rodada de combate: 1 ação padrão, 1 ação de movimento e 1 ação parcial. Ações livres e reações são infinitas, então vamos deixá-las de lado para essa explicação.

Com exceção da Esquiva (e de habilidades especiais), todas as demais defesas gastam ações para serem realizadas, normalmente 1 ação parcial. Então se, por exemplo, alguém lhe ataca com uma katana, se você também estiver armado, pode bloquear (ação parcial, teste de CC), pode antecipar o golpe para desviar (ação parcial, teste de LM) ou até mesmo usar uma técnica defensiva, como criar uma barreira, (ação parcial, teste de LM).

Note que gastar a ação parcial não impede você de atacar no seu turno, porque para atacar se usa a ação padrão. Contudo, se quiser usar uma ação parcial sem ter, você pode gastar sua ação de movimento ou sua ação padrão no lugar, e aí seu turno fica prejudicado. Comprar aptidões como Previsão Rápida e Bloqueio Total ajudam nessa hora (permitem se defender mais de uma vez com a ação parcial).

Também é possível se defender com ações preparadas, mas neste caso você precisa estar na frente na iniciativa. Além disso, preparar somente pode ser usada com ação padrão ou de movimento.

É isso. Se restou alguma dúvida, só falar!
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Dúvidas do Sistema Empty Re: Dúvidas do Sistema

Mensagem  andersonsrego Sáb 30 Dez 2017, 12:57

Muito obrigado, tinha ficado na dúvida,pq eu tinha lido que só poderia agir na sua vez, todavia com suas explicações ficou bem coeso . s2
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Dúvidas do Sistema Empty Re: Dúvidas do Sistema

Mensagem  Fesant Dom 31 Dez 2017, 19:54

Por nada, rapaz. Qualquer coisa, estou às ordens!
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Mensagem  Mateus Sebastian Sex 05 Jan 2018, 14:01

Queria saber como calcular o HP, pois no livro diz que é 6x o nível da campanha mais o vigor, mas o exemplo de Sasuke deu 79 sendo que o nível era 10 e o vigor 5. 15x6=90
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Mensagem  Fesant Sex 05 Jan 2018, 21:41

Olá, Mateus! E bem vindo ao fórum!

A fórmula é aquela que consta no capítulo de criação de personagem sim. 6x (Nv da Campanha + Vigor).

É que no exemplo de Sasuke eu calculei errado sem querer kkkkk.
Era para ter publicado uma errata, mas esqueci.
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Mensagem  Mateus Sebastian Dom 07 Jan 2018, 00:35

Ah sim ok kkkkk Então quando a campanha aumenta, o HP aumenta também?
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Mensagem  Fesant Dom 07 Jan 2018, 13:40

Exato! Quando o nível da campanha aumenta, a Vitalidade também aumenta.
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Mensagem  Mateus Sebastian Ter 09 Jan 2018, 01:14

Só mais algumas perguntas:
Terá Rinnegan futuramente?
O jutsu dragão de madeira se encaixa em qual efeito?Os ninjas do clã Senju podem ter o canhão de suiton e doton se comprarem o mokuton, mas só o primeiro efeito, então para outros efeitos tem que comprar normalmente considerando que já possui nível 1 nos dois?
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Mensagem  Fesant Ter 09 Jan 2018, 16:28

O Rinnegan vai ser criado sim.
O dragão de madeira ainda vai ter um efeito próprio criado, assim como aquele golem de madeira também. Os efeitos e o Rinnegan ainda não foram criados porque são Rank S, e a prioridade de criação é para técnicas de rank D a A.

Edit: Esqueci de falar sobre o Canhão kkkk
Se desejar comprar Suiton e Doton, precisa comprar desde o nível 1 mesmo. Modificar isso está em discussão, mas é esta a regra atual do manual.
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Mensagem  Mateus Sebastian Ter 09 Jan 2018, 18:53

Entendi, desculpa aí pelas dúvidas kkk. Por falar nisso terá Edo Tensei também? Kkk. Eu posso mandar uma história que estou criando para um RPG que vou mestrar para uns colegas meus? Aí gostaria da opinião de vocês.
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Mensagem  Fesant Qua 10 Jan 2018, 00:54

Que nada, rapaz. Pode perguntar o que quiser xD

Provavelmente vamos fazer o Edo Tensei sim.

E pode mandar a história, que a gente lê! Só postar no espaço livre:
http://naruto.sistemad8.com/f5-espaco-livre-off-topic
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Mensagem  Mateus Sebastian Qua 10 Jan 2018, 12:58

Fesant escreveu:Que nada, rapaz. Pode perguntar o que quiser xD

Provavelmente vamos fazer o Edo Tensei sim.

E pode mandar a história, que a gente lê! Só postar no espaço livre:
http://naruto.sistemad8.com/f5-espaco-livre-off-topic

Certo, mandarei quando terminar. Mais uma dúvida: como funciona o dano por queda?
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Mensagem  Mateus Sebastian Sáb 13 Jan 2018, 01:14

E queria saber se qualquer golpe com uma arma faz o personagem sangrar.
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Mensagem  Fesant Sáb 13 Jan 2018, 03:20

Qualquer arma é capaz de ferir sim. Mas enquanto o personagem ainda tiver pontos de Vitalidade, nenhum ferimento é profundo. São cortes que sangram, mas coagulam rapidamente, por exemplo.

Sangrar até a morte ocorre quando a Vitalidade fica negativa. Veja a pág. 170 do manual que explica essa parte =)
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Mensagem  Mateus Sebastian Sáb 13 Jan 2018, 21:16

Então a habilidade regeneração pode usar quando a vitalidade estiver negativa?
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Mensagem  Fesant Seg 15 Jan 2018, 22:56

Ahh. Quanto a isso, tem outra questão. Por enquanto realmente só existe sangramento quando a Vit é negativa, mas futuramente serão adicionados efeitos ou aptidões que causam sangramento também. Eu já fez a aptidão Regeneração pensando nisso.

Também nada impede que o Mestre diga que um ferimento feito por um acerto crítico cause sangramento. Regra de ouro tá aí pra isso =)
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Mensagem  Leandro Magno Qua 17 Jan 2018, 04:47

Não entendi muito bem o acerto critico, no manual explica que o acerto critico é considerado um ataque com dano de grau 5. Isso significa que eu multiplico o dano por 5?
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Mensagem  Fesant Qua 17 Jan 2018, 13:06

Exatamente isso, Leandro.

O grau de dano é um fator multiplicativo. Se um jutsu causa 10 de dano, vai ter dano total 10/20/30/40/50 para grau 1/2/3/4 e acerto crítico, respectivamente.

A regra de acerto crítico, inclusive, vai ser ajustada no próximo manual. Vamos retirar o grau 5, porque vimos que estava alto demais.
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Mensagem  Leandro Magno Sáb 20 Jan 2018, 15:48

Ao realiza o uso de uma técnica com dano em área como sopro destrutivo, eu realizo normalmente a jogada de ataque certo. Se eu tirar um valor baixo como 1 e 1 o dano do ataque já conta como esquiva automática causando assim grau 2 de dano, ou o teste de esquiva para ataques em area funcionam de forma diferente
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Mensagem  Fesant Sáb 20 Jan 2018, 23:32

Aí tem 2 questões.

1) Esquiva é a única defesa básica que não rolada. Ela funciona como uma dificuldade que o atacante tem que alcançar no teste. A dificuldade do teste de acerto do ataque contra alguém que se defende esquivando é 9+Esquiva. Veja as formas de defesa na pag. 158 pra ficar mais inteirado =)

2) Contudo, ataque em área não pode ser esquivado normalmente. Mesmo que o atacante erre seu teste contra a dificuldade de Esquiva, o defensor ainda receberá dano, mas somente com grau 2. Esse problema pode ser superado com a aptidão Evasão. Veja as pág. 167 (usar poder > área de efeito) e pag 100 (aptidão Evasão).

Mas se o atacante consegue uma falha crítica no teste de acerto, não há o que se fazer. Ele vai errar, o defensor tendo Evasão ou não.
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Mensagem  Eduardo Vancsek Sex 09 Fev 2018, 17:55

Fala Diego! blz?

Quero criar um clã novo e não tenho ideia de por onde eu começo a criar uma kekkei gentai pra ele. há alguma regra para criação? valeu!

Te mandei mensagem pelo "contato" do site, depois da uma olhada por favor Smile

Valeu!
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Mensagem  Fesant Sáb 10 Fev 2018, 12:55

E aí, rapaz!

Sobre criar um clã original... Por enquanto o sistema não possui regras específicas para isso, porque sempre dá dor de cabeça (balancear clãs do anime já dá trabalho, quanto mais clãs originais, HASUHAUSH).

Mas, se precisar, seguem algumas dicas.

Kekkei Genkais do tipo elemental, como Mokuton, são simples, porque basta seguir as regras de Ninpou, tal como é com o próprio Mokuton, e adicionar alguns bônus de dano e dureza.

Para outros casos, recomendo se apropriar de mecânicas já existentes em outros clãs e mudar a roupagem somente (um exemplo bem simples seria um clã que usa felinos em vez de cachorros e se apropriar das regras dos Inuzuka).

Outra dica é criar aptidões exclusivas que representem 2 ou 3 mais aptidões juntas. Você pode, por exemplo, criar um doujutsu original que é uma aptidão exclusiva que concede os mesmos efeitos de Perícia Inata (Prontidão), Foco em Perícia (Prontidão) e Previsão Rápida juntas.

É isso. Espero ter ajudado =)
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Mensagem  Diego Seg 12 Fev 2018, 07:27

Em relação a aptidão sacar arma, ela poderia ser utilizada também para munição, ou ela não tem nada a ver com munição?

pode ser usada para munições sim. A regra é a mesma para sacar armas e munições

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