Naruto: Shinobi no Sho - Sistema D8 de RPG
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Dúvidas do Sistema

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Dúvidas do Sistema - Página 2 Empty Re: Dúvidas do Sistema

Mensagem  Diego Seg 12 Fev 2018, 07:46

Fesant escreveu:Exatamente isso, Leandro.

O grau de dano é um fator multiplicativo. Se um jutsu causa 10 de dano, vai ter dano total 10/20/30/40/50 para grau 1/2/3/4 e acerto crítico, respectivamente.

A regra de acerto crítico, inclusive, vai ser ajustada no próximo manual. Vamos retirar o grau 5, porque vimos que estava alto demais.

Acho importante também um ajuste no grau de dano. O acaso deve grande influência no combate, mas não uma influência predominante. O que vocês acham de
modificar a tabela de grau de dano relacionado ao teste de acerto.

Caso o personagem passe no teste de precisão e o resultado da soma dos dois dados rolados nesse teste de precisão seja :

- 2 -> grau 1 e possível efeito negativo.
Nova rolagem será feita e se sair de 2 até 8 haverá um efeito negativo. O mestre determinará qual será o efeito baseado nesse teste(acertar parcialmente um aliado, por exemplo) .
- 3 até 8 -> grau 2
- 9 até 15 -> grau 3
- 16 -> grau 5 não precisa rolar os dados de novo (armas ou habilidades com critico estendido tem de rolar os dados de novo caso não tenham tirado 16. Nessa rolagem precisam tirar 9 ou mais para confirmar o critico, caso não confirmem ficam com grau 4)
*Caso o personagem tire 2 e erre o ataque (nao passe no teste de precisão), ele recerá obrigatoriamente um efeito negativo. Esse efeito negativo será decidido pelo mestre a partir de uma nova rolagem.

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Dúvidas do Sistema - Página 2 Empty Re: Dúvidas do Sistema

Mensagem  Diego Seg 12 Fev 2018, 09:42

Mais uma dúvida sobre o sistema. Como funciona na pratica a manobra desarmar (pag 169)? Pelo que entendi vc faz um teste de CC contra esq(resistencia passiva), lm ou cc (resistencia ativa, gastando ação parcial) do inimigo, dependendo do que o inimigo quiser fazer (as possibilidades parecem ainda meio nebulosas, vc poderia explicar esta parte tb?).
Caso o jogador seja bem sucedido e o inimigo é desarmado. No proximo turno do inimigo, basta ele gastar uma ação livre e pegar a arma no chão?🤣
By the way, eu acho muito dahora seu sistema.

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Mensagem  Fesant Seg 12 Fev 2018, 20:41

Diego escreveu:Em relação a aptidão sacar arma, ela poderia ser utilizada também para munição, ou ela não tem nada a ver com munição?

pode ser usada para munições sim. A regra é a mesma para sacar armas e munições

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Sim, a regra para sacar munições e sacar armas é a mesma. Assim, a aptidão Saque Rápido serve para as duas situações.

Diego escreveu:Mais uma dúvida sobre o sistema. Como funciona na pratica a manobra desarmar (pag 169)? Pelo que entendi vc faz um teste de CC  contra esq(resistencia passiva), lm ou cc (resistencia ativa, gastando ação parcial) do inimigo, dependendo do que o inimigo quiser fazer (as possibilidades parecem ainda meio nebulosas, vc poderia explicar esta parte tb?).
Caso o jogador seja bem sucedido e o inimigo é desarmado. No proximo turno do inimigo, basta ele gastar uma ação livre e pegar a arma no chão?🤣
By the way, eu acho muito dahora seu sistema.

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Todas as manobras especiais de combate são testes de CC contra uma ação defensiva qualquer escolhida pela vítima (então, pode ser bloqueio, esquiva, LM, jutsu, o que for).
Sendo bem-sucedido, a arma cai próximo da vítima. Abaixar-se pra pegar a arma é uma ação de movimento. A manobra vai ser melhorada na revisão para permitir que a arma seja jogada mais longe.


Diego escreveu:Acho importante também um ajuste no grau de dano. O acaso deve grande influência no combate, mas não uma influência predominante. O que vocês acham de
modificar a tabela de grau de dano relacionado ao teste de acerto.

Caso o personagem passe no teste de precisão e o resultado da soma dos dois dados rolados nesse teste de precisão seja :

- 2 -> grau 1 e possível efeito negativo.
Nova rolagem será feita e se sair de 2 até 8 haverá um efeito negativo. O mestre determinará qual será o efeito baseado nesse teste(acertar parcialmente um aliado, por exemplo) .
- 3 até 8 -> grau 2
- 9 até 15 -> grau 3
- 16 -> grau 5 não precisa rolar os dados de novo (armas ou habilidades com critico estendido tem de rolar os dados de novo caso não tenham tirado 16. Nessa rolagem precisam tirar 9 ou mais para confirmar o critico, caso não confirmem ficam com grau 4)
*Caso o personagem tire 2 e erre o ataque (nao passe no teste de precisão), ele recerá obrigatoriamente um efeito negativo. Esse efeito negativo será decidido pelo mestre a partir de uma nova rolagem.

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Nessa parte tem algumas questões. Se você lembrar, o valor de defesa com Esquiva é 9+ nível da Esquiva. Isso significa que num combate entre 2 PJs de mesmo nível que usam Esquiva, para acertar um golpe precisa tirar 2d8 = 9 nos dados, que é aproximadamente 50% de chance. Por isso, não tem como fazer que seja grau 3 os resultados de 9 até 15, porque esses são a maioria deles.

De todo modo, nós notamos que realmente era necessário um ajuste no grau de dano, porque a Vitalidade estava muito alta quando comparada com os danos sofridos. Então fizemos esse ajuste. Também retiramos a necessidade de confirmação do crítico e ajustamos os resultados de erro/acerto crítico. Para facilitar, postei todos os updates desta parte de combate que já estão 100% confirmados. Só olhar o tópico a seguir:
http://naruto.sistemad8.com/t662-update-sistema-de-testes-combate-e-dano

Qualquer outra coisa, só falar! Mais uma vez, obrigado pelas considerações e sugestões!
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Mensagem  Diego Qua 14 Fev 2018, 04:13

Tudo bom Diego,

Tenho duvidas em relação ao combate a distância, principalmente quando se combate um inimigo que usa combate corpo a corpo.
Tem penalidade de precisão para o atacante CD caso esteja o alvo CC esteja muito próximo, 1 metro por exemplo?

Tem penalidade de precisão para o atacante CD se ele executar a ação de movimento antes de executar a ação padrão(ataque)?

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Mensagem  Fesant Qui 15 Fev 2018, 11:41

No primeiro caso, tem penalidade sim. Atacar com CD quando está em combate corpo-a-corpo (a 1m de distância) gera -3 de penalidade de precisão. Já tem essa penalidade no manual, mas vou buscar deixar mais claro na revisão e adicionais possíveis exceções.

No segundo caso, depende. Não tem penalidade se usar a ação de movimento antes de atacar. Contudo, se o cara tentar fugir, pode sofrer um ataque oportuno.
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Mensagem  Diego Sex 16 Fev 2018, 20:59

A aptidão tiro preciso cancela a penalidade -3 de utilização de CD a curta distância(1m)?

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Mensagem  Diego Sex 16 Fev 2018, 21:00

As aptidões foco em arma e foco em arma aprimorado podem ser utilizadas para armas de Combate a distância como por exemplo:o arco longo?

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Mensagem  Fesant Sáb 17 Fev 2018, 14:13

Diego escreveu:A aptidão tiro preciso cancela a penalidade -3 de utilização de CD a curta distância(1m)?

Anula não. Tiro preciso existe para você não ter chance de errar um alvo que esteja lutando corporalmente contra outro, porque nessas situações aplica-se -3 de penalidade de precisão.

Diego escreveu:As aptidões foco em arma e foco em arma aprimorado podem ser utilizadas para armas de Combate a distância como por exemplo:o arco longo?

Foco em arma sim. Foco aprimorado também, embora seja mais difícil, já que requer Combate Corporal 13. Contudo, Tiro Certeiro compensa isso. As aptidões para arcos e armas à distância sofrerão revisão e melhoramentos, embora não tão cedo.
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Mensagem  Diego Dom 18 Fev 2018, 13:00

Valeu mesmo Fesant!!!

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Mensagem  Diego Dom 18 Fev 2018, 18:40

Boa tarde Fesant, gostaria de perguntar em relação ao deslocamento.
Caso queira percorrer grandes distâncias ( uns 15 ou 20 metros a mais que o deslocamento padrão da ficha) em campo aberto e em linha reta a manobra corrida(atletismo) descreve bem o teste.
Pergunto como seria o deslocamento extra para pequenas distâncias em terreno irregular e em linha curva.

Pensei em 3 terrenos comuns e 1 não tão comum assim. Gostaria, plz, que você propusesse qual seria o limite para o deslocamento extra(utilizando a ação padrão) em linha reta e em linha curva para cada um deles:
Floresta comum, Floresta densa, Corredores de uma edificação/calabouço, Lugar com grandes pedras destruídas por todo o terreno.


Outra dúvida é se a manobra salto pode influir no deslocamento máximo da ficha.
Exemplo:
O deslocamento padrão do personagem na ficha é de 12m. Ele poderia fazer um teste para saltar 2m ao fim dos 12m deslocamento totalizando um deslocamento de 14m?

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Mensagem  Fesant Seg 19 Fev 2018, 20:52

Sobre corrida, eu na verdade pretendia retirar a limitação de terreno. Os personagens são ninjas, afinal. O terreno não influencia tanto na corrida, e mesmo quando isso aparece no anime, é mais como efeito de cena e os obstáculos não causam tanta dificuldade assim aos personagens.

Sobre Saltar, o salto não permite aumentar o deslocamento. Interpretativamente, como tanto saltar quanto corrida estão dentro de Atletismo, você pode considerar que o personagem realiza saltos durante a corrida quando necessário (e é um dos motivos também de eu querer retirar a limitação de terreno).
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Mensagem  Diego Ter 20 Fev 2018, 00:58

Vlw mesmo Fesant! Você colocaria alguma limitação em relação a deslocamenco usando a manobra corrida que não fosse em linha reta? Divide o aumento da corrida pela metade por exemplo, ou mantém o aumento padrão da corrida mesmo que o deslocanento não fosse em linha reta( fosse em linha curva ou com uma mudança brusca de direção nos metros finais)?

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Mensagem  Fesant Qui 22 Fev 2018, 13:31

Normalmente não aplico penalidades para o deslocamento em curva quando narro, porque acho complicação desnecessária. Mas nada impede que qualquer narrador o faça, como por exemplo dividir pela metade, como você mesmo sugeriu.
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Mensagem  Diego Sáb 03 Mar 2018, 18:04

👍💪🥊🎉🎊🎆

E em relação a Investida? Você também aconselha a retirar as limitações de terreno e deslocamento em linha reta?

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Mensagem  Fesant Dom 04 Mar 2018, 12:17

Aconselho retirar a limitação de terreno sim (inclusive, vai ser retirada na próxima versão do livro). Sobre o deslocamento em linha reta, fica a cargo do narrador. Na regra, isso será mantido (até porque acho mais fácil contabilizar os deslocamentos quando são em linha reta), mas se o narrador quiser retirar, não há problema. Smile
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Mensagem  Diego Sáb 10 Mar 2018, 18:06

Vlw Fesant

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Mensagem  Tsubaki Sama Ter 03 Abr 2018, 10:11

Olá!!!

Uma dúvida sobre o Tensai, exclusivamente!

Poderia me exemplificar o por que não existir uma versão para Clã, mesmo que menos poderoso ou sem a versatilidade me si ?
P.S: Eu sei que Hatake e Sarutobi podem ter.

Uma outra questão sobre a Habilidade de nível 3 Fantasma do Poder Magen:
Uma habilidade de "contra-ataque" foi retirada do poder, eu sei o quanto ela poderia ser problemática, acredite, nós testamos, mas não há uma forma de colocar esta habilidade de volta a habilidade fantasma como uma evolução da habilidade em nível maior ?
Estamos usando como evolução de Poder de Nível 6, exatamente por que, ao chegar ao nível para adquirir tal façanha, o nível de poder já será grande entre todos os usuários de qualquer técnica.

P.S.2: Logo mais eu posto um apanhado sobre as experiências que tivemos com a versão antiga e a atual do sistema.
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Mensagem  Fesant Ter 03 Abr 2018, 14:03

Opa!

Cara, eu não entendi muito bem a pergunta sobre Tensai. Você fala sobre permitir que outros clãs comprem Tensai? Tipo existir um Hyuuga com Tensai?

Se for isso, realmente não tem como. Tudo em Tensai é muito forte para ser adicionado a algum clã, mesmo que a gente faça reduções. Além disso, Tensai foi pensada para justamente ser a "kekkei" de personagens sem clã, que são bons unicamente por serem gênios, como os Minato's da vida.

Isso não significa que, interpretativamente, os personagens de clã não são possam ser gênios. Inclusive, é possível até considerar que todos os personagens jogadores são gênios, já que são especiais e os protagonistas da história =)

Sobre o Fantasma, é que realmente esse feito deu tantos problemas que preferi retirar tudo. Mas prometo rever quando for realizar uma revisão geral dos genjutsus.

Ah, ficarei muito grato se puder compartilhar as experiências do jogo sim!
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Mensagem  Tsubaki Sama Ter 03 Abr 2018, 14:14

Fesant,

Respondeu exatamente sobre a dúvida que tínhamos sobre Tensai.

O Fantasma realmente deu problema por adquirir cedo demais a habilidade do poder, estamos testando se rola sendo uma habilidade com evolução, como citei.

Faltam 3 dos 10 jogadores me passarem os feedback's e então eu repasso pro fórum.

No mais, está muito divertido o sistema.
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Mensagem  Tsubaki Sama Qua 04 Abr 2018, 11:34

Fesant,

Estava criando a ficha de um novo personagem e percebi a seguinte divergência:

"CRÍTICO APRIMORADO
Escolha uma arma. Você sabe desferir golpes mortais com a arma escolhida.
Pré-requisitos: Especialista nível 2

Benefício: Quando estiver usando a arma na qual é Especialista, você consegue um crítico com 1 ponto a menos no resultado dos dados. Assim, se o crítico da arma é 15-16, passa ser 14-15-16.
Essa aptidão não se acumula com qualquer outro bônus do mesmo tipo."

Porém, a descrição da Aptidão Especialista não tem evolução de nível 2.
"ESPECIALISTA

Benefício: Você é especializado no uso de um tipo de arma ou em combate desarmado. Escolha entre combate desarmado, armas de disparo, armas de arremesso, armas leves, medianas, longas ou pesadas, ou armas exóticas. Você ganha +1 de precisão em todos os testes feitos com a arma da categoria escolhida.
Os benefícios desta aptidão não são cumulativos com Maestria."


A dúvida é: Foi esquecimento de retirar o pré-requisito de Crítico Aprimorado ou de colocar a evolução de Nível 2 para Especialista ?
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Mensagem  FinnTHEGeorge Qui 05 Abr 2018, 14:45

Alguém sabe onde eu posso achar as técnicas que os portões liberam ? Tipo o YagaiDúvidas do Sistema - Página 2 Tumblr10
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Mensagem  Fesant Sex 06 Abr 2018, 12:53

Tsubaki Sama escreveu:Fesant,

Estava criando a ficha de um novo personagem e percebi a seguinte divergência:

"CRÍTICO APRIMORADO
Escolha uma arma. Você sabe desferir golpes mortais com a arma escolhida.
Pré-requisitos: Especialista nível 2

Benefício: Quando estiver usando a arma na qual é Especialista, você consegue um crítico com 1 ponto a menos no resultado dos dados. Assim, se o crítico da arma é 15-16, passa ser 14-15-16.
Essa aptidão não se acumula com qualquer outro bônus do mesmo tipo."

Porém, a descrição da Aptidão Especialista não tem evolução de nível 2.
"ESPECIALISTA

Benefício: Você é especializado no uso de um tipo de arma ou em combate desarmado. Escolha entre combate desarmado, armas de disparo, armas de arremesso, armas leves, medianas, longas ou pesadas, ou armas exóticas. Você ganha +1 de precisão em todos os testes feitos com a arma da categoria escolhida.
Os benefícios desta aptidão não são cumulativos com Maestria."


A dúvida é: Foi esquecimento de retirar o pré-requisito de Crítico Aprimorado ou de colocar a evolução de Nível 2 para Especialista ?

Eu esqueci de editar o requerimento, porque Especialista nv 2 não existe mesmo. Essa correção já foi feita para a próxima versão. Valeu!

FinnTHEGeorge escreveu:Alguém sabe onde eu posso achar as técnicas que os portões liberam ? Tipo o Yagai

Vou tentar acrescentar a na próxima versão. As técnicas de nível mais alto eu não garanto tanto, mas pelo menos o Omete e o Ura Renge deve ter =)
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Mensagem  Kobayashi Miyu Seg 23 Abr 2018, 20:21

Ola, tenho uma duvida quanto a utilizar mais de 1 arma, ou disparar varios projeteis como arremessar 2 kunais, quais seriam as penalidades e o maximo de kunais que poderia arremessar, e a mesma duvida no combate com 2 armas

EDIT, no caso a duvida seria a pessoa com ambidestria tentar arremessar 2 remessas de 3 shurikens (Se possivel kunais) uma de cada mão

e poderiamos arremessar 3 kunais de uma vez como é feito no anime?

mais uma duvida, poderia dar 2 golpes de mãos vazias mesmo sem a aptidão ataque multiplo? e como isso se aplicaria as regras do juuken e seus poderes de varios hits com selamentos
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Mensagem  Fesant Ter 24 Abr 2018, 01:35

As armas de arremesso seguem as regras da manobra Lançar Projétil (pág. 179). Lá diz assim: "As armas de arremesso precisam ser jogadas, pelo menos, na quantidade informada na Tabela de Armas para causar dano".
Por exemplo, as Shurikens possuem o valor (3) ao lado, o que significa que precisam ser lançadas 3 unidades para causar o dano dito na tabela.

O valor de unidades da tabela é aquele possível de ser lançado com uma mão. Você pode lançar a mesma quantidade também com a outra mão, ao mesmo tempo, aumentando o dano causado. Somente um único teste de acerto deve ser feito para todas os projéteis. Não precisa de ambidestria para isso Smile

Para usar 2 armas corpo-a-corpo ao mesmo tempo é necessária a aptidão Ambidestria (pág. 107), não tem como fazer isso sem ela.

Para aplicar mais de um golpe, precisa sim de ataque múltiplo. Essa aptidão, inclusive, é requisito das técnicas de Juuken. Embora essas técnicas tenham um número de ataques absurdo (o mínimo são 32 golpes!), essa parte numérica fica interpretativa. É inviável fazer 32 testes de acerto e defesa kkkk. Na regra atual, na parte mecânica, são 3 golpes somente, utilizando a regra de ataque múltiplo, embora visualmente falando sejam de fato 32 ou mais golpes. Veja lá na pág. 45 depois.
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Mensagem  Kobayashi Miyu Ter 24 Abr 2018, 03:14

obrigado pelas respostas.

mais algumas duvidas (desculpe XD)

no caso na pag 107 tem esse trecho:

" Você também não sofre mais penalidade por utilizar a mão inábil.
Normal: personagens sem esta aptidão recebem –3 de penalidade ao
usarem uma arma com a mão inábil ou ao atacar com uma arma dupla."

por conta disso pensava que qualquer personagem pudesse atacar com a mão inabil contanto que sofresse a penalidade

outra duvida é

é possivel defender com Bloqueio kunais, shurikens e flechas sem uma arma na mão?

minha outra duvida é mais com relação a "DEUS DO TROVÃO"

"Pré-requisito: Sem Clã, Fuuinjutsu Versátil 8; Agilidade 14"

as duvidas quanto a isso são:
Você precisa ter fuuinjutsu como versatil? (assumindo que sim e que você não pode pegar fuuinjutsu como genin por não atender os pré requisitos não poderia ser comprada inicialmente com versatilidade, você teria que escolher outros 2 elementos apos adquirir os pre requisitos ou pode acumular versatilidade com algum elemento que ja possua?)


é necessario escolher fuuinjutsu no 8 nivel ou pode pegar o outro elemento da versatilidade no 8º nivel, sendo necessario apenas fuuinjutsu estar listado no versatil?

Quanto a tecnica "Desaparecer" no caso do oponente tirar um critico eu teria direito a utilizar esta tecnica para fazer com que ele use uma nova rolagem?

E Por fim, assumindo que eu tenha Versatilidade com Suiton 3 e a tecnica Prisão de agua no nivel 3 poderia usar "Talento Natural" para evoluir ela para o nivel 9?


E so queria deixar um agradecimento, eu e meus amigos estamos gostando muito do sistema esta bem divertido de jogar.
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